Nesta quarta-feira (7) é comemorado o Dia Mundial do Chocolate e apesar de ser conhecido como “o vilão das dietas”, quando consumido de forma moderada oferece diferentes benefícios para a saúde, além de energia para o organismo.

O alimento é rico em alcaloides, como a teobromina e a cafeína (que são estimulantes) e a feniletilamina, que também é produzida pelos neurônios e que, quando ingerida, ativa a liberação de dopamina no cérebro, gerando a sensação de felicidade.

Conheça alguns dos vários benefícios que o chocolate possui e coma sem culpa.

1- Câncer de intestino

Foi divulgado em 2008, por pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, que uma nova versão sintética de procianidinas naturais presentes no chocolate poderiam ser benéficas no combate do câncer de intestino, uma vez o crescimento tumoral foi reduzido pela metade e a maioria das células tumorais foram danificadas.

2- Previne o envelhecimento precoce

O cacau é rico em polifenóis, compostos bioativos poderosos, ricos em antioxidantes que podem ser comparados ao chá verde, mas para isso, é necessário escolher chocolates com altas porcentagens de cacau, pois tendem a ter mais compostos ativos, além de ter menos gordura e açúcar.

3- Serve como pré-treino

Antes de se jogar nos chocolates, vale lembrar que um pequeno tablete já é o suficiente para aumentar a energia e a disposição para praticar exercícios, mas lembre-se que a barrinha não substitui uma refeição antes de treinar.

4- Reduz o estresse e alivia dores

Como o chocolate é rico em substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, deixando aquela sensação de leveza e reduzem os níveis de irritabilidade. Alguns estudos sugerem que a substância age como um analgésico natural, aliviando pequenas dores pelo corpo.

5- Na gravidez

Uma pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos, descobriu que o composto teobromina, encontrado em chocolates com maior quantidade de cacau, ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia em mulheres grávidas. O estudo mostra que mulheres que consomem o chocolate ao menos cinco vezes na semana tem 40% menos chance de desenvolver o problema do que as mulheres que não consomem.

6- Analgésico Natural

De acordo com um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos a distração de comer alimentos por prazer auxilia no alívio de dores, funcionando como um analgésico natural. Os testes foram realizados em ratos, mas os pesquisadores acreditam que o mesmo efeito ocorra em pessoas.

7- Melhora a saúde do coração

O chocolate promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas.

8- Protege a pele do sol

Graças aos seus compostos bioativos como os flavonóides, o chocolate que protegem a pele contra os danos da radiação UV.