No último dia 17, foi realizado em Jaraguá do Sul, o Dia Mundial da Limpeza. De acordo com o organizador do evento na cidade, Marçal Buttenberg, até o momento já foi contabilizada a participação de 8.389 pessoas nas ações referentes ao Dia, com o recolhimento de 1.170 kg de lixo.
"Vale a pena destacar que o grande engajamento deste ano em número de pessoas se deve às ações de Limpeza Mental realizadas pelo Sesi nas empresas, com um trabalho de ginástica laboral", observa Buttenberg.

Movimento acontece em 191 países

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico realizado anualmente, que une 191 países e pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia. A primeira edição aconteceu em 2018 e, desde então, cerca de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo já participaram das ações, limpando as cidades e os rios.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

JCI tem participação ativa no Dia Mundial da Limpeza

Marçal é integrante da JCI (Câmara Júnior Internacional), uma associação mundial de pessoas com idades entre 18 e 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. Os membros da JCI são voluntários que, a través da liderança aprendida na organização, criam projetos por meio de uma metodologia chamada Marco da Cidadania Ativa, que consiste na identificação dos problemas, formação de parcerias para descobrir as causas reais desses problemas e a busca de soluções sustentáveis.

A entidade reúne mais de 200 mil pessoas em 110 países. As organizações locais estão espalhadas por mais de seis mil comunidades. Em Jaraguá do Sul, a JCI promove projetos como Oratória nas Escolas, Dia Mundial da Limpeza, Campanha Natal do Bem, capacitações abertas à comunidade, além de outras ações sociais pontuais.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Parceiros e apoiadores

O Dia Mundial da Limpeza em Jaraguá do Sul contou com a participação dos seguintes parceiros: Voluntários WEG, Rotaract Jaraguá do Sul, Rotaract Guaramirim, Desbravadores Vale do Sol, Desbravadores Vale do Norte, Desbravadores Águias da Figueira, Bugbee, Clube de Canoagem Kentucky, Amigos em Ação, Indumak, Grupo Jovem Voluntário (Colégio Evangélico), KWB Comunicação, Escoteiros Jacoritaba e Laicato Jovem Marista.

O evento contou ainda com o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), Defesa Civil, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Jaraguá Mais Saudável, Sesi, DentalPlus e Viver Jaraguá.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação