Dia do Meio Ambiente: agentes mirins de Defesa Civil conhecem ciclo do saneamento

Foto Giulia Venutti/OCP News Vale Europeu

Por: Giulia Venutti

05/06/2019 - 11:06 - Atualizada em: 05/06/2019 - 11:34

Os 60 agentes mirins de Defesa Civil de Blumenau tiveram uma experiência diferente nesta quarta-feira (5), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, os alunos que representam as escolas estaduais Jonas Rosário Coelho Neves e Padre José Maurício visitaram a empresa BRK Ambiental.

Durante a excursão, os estudantes conheceram como funciona o ciclo do saneamento, desde a chegada da água das nascentes até a sua devolução para o rio, além do sistema de tratamento de esgoto da empresa que opera na cidade.

Foto Giulia Venutti/OCP News Vale Europeu

Para a coordenadora de comunicação da BRK Ambiental, Maria Mazzaferro, falar de tratamento de esgoto para as crianças é algo muito importante, pois eles atuam como os multiplicadores de informações para suas famílias.

“Essa visita é importante para que elas compreendam qual é a importância e os benefícios do tratamento. Às vezes, elas passam e veem as obras na rua, mas não têm a noção do quanto isso vai trazer de benefício para vida delas”, destaca.

Foto Giulia Venutti/OCP News Vale Europeu

A pequena agente mirim, Luzia Karoline Horn, de 11 anos, acredita que esse dia simboliza todo o cuidado que temos que ter com o meio ambiente. “É ele quem limpa o nosso ar, então se não cuidarmos dele, como vamos ter uma vida? A BRK está ajudando com 47% da cidade limpa, então também temos que fazer a nossa parte”, afirma a estudante.

No passeio, o momento que mais chamou a atenção de Luzia foi a demonstração do impacto da chuva no solo. “Eles pegaram o regador e jogaram água em terrenos diferentes, um que possui grama, o outro folhas e, por último, barro. Onde tem grama, a chuva bate menos forte no solo. Quando tem folhas, bate menos forte, mas prejudica. Já quando não tem nada, vai causar a erosão”.

A cadela Mayla, mascote do Programa Defesa Civil na Escola, também esteve presente para fazer companhia | Foto Giulia Venutti/OCP News Vale Europeu

Se alguém com apenas 11 anos já consegue ter a consciência da importância do tratamento de esgoto e dos cuidados que precisamos ter com o meio ambiente, está na hora de todos nós tomarmos consciência disso também!

Quer receber as notícias no WhatsApp?