Dia da Família na Escola integra pais, filhos e comunidade em torno da educação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

10/04/2017 - 15:04 - Atualizada em: 10/04/2017 - 15:37

 

 

Centenas de pessoas enfrentaram o sábado (8) chuvoso para  participar do Dia da Família na Escola no Vale do Itapocu, iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação, que ocorre pelo segundo ano consecutivo. A estimativa é de que cerca de 800 mil pessoas tenham participado das atividades do Dia da Família na Escola em todo o Estado. Na região, seria em torno de 15 mil.

Escolas da rede pública e unidades do Senai e Sesi, em Jaraguá do Sul, receberam pais e filhos que foram conhecer a estrutura de salas de aulas, laboratórios e outros ambientes de formação e lazer colocados à disposição para a comunidade pelas entidades. Entre as atividades, oficinas de maquiagem, sessões de leitura para as crianças, jogos educativos, prática de esportes e visitas monitoradas aos laboratórios e orientações sobre cursos.

A programação agradou ao casal Vilson e Ediele Cardoso pela oportunidade de entretenimento proporcionada à pequena Larissa, de apenas um ano e dois meses. Em Guaramirim, esta foi a primeira vez que eles participaram das atividades do Dia da Família na Escola, uma chance que o operário teve de mostrar onde estuda para a mulher e filha. “Gostei bastante. A gente quase não tem estas possibilidades de lazer e de conhecer um ambiente de ensino”, diz Ediele. O marido cursa o ensino básico no Senai e faz planos para continuar os estudos e também incentivar a esposa, que se diz motivada porque sabe onde deixar a filha pequena durante o horário de trabalho. “Num dia como hoje a gente vê como as crianças são bem tratadas pelos professores”, completa.

Robson Sismer, de Jaraguá, e Gilson Cardoso, que há 9 anos veio de Canoinhas para buscar uma oportunidade de trabalho na cidade, também ficaram satisfeitos em conhecer o que o Sesi e o Senai proporcionam na formação para o trabalho. Robson é pai de três filhos e diz que voltar a estudar representou uma conquista importante. Gílson já concluiu o ensino médio e afirma que a meta agora é incentivar a esposa e os dois filhos, de 6 e 12 anos, a seguir o mesmo caminho. “Quero investir na educação deles porque sei que é o melhor para o futuro”, afirma.

 

Formar cidadãos melhores

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, disse que a família influencia no rendimento escolar dos alunos. “Por isso, estamos fazendo esse movimento e conclamando todos os pais a acompanharem a vida escolar dos filhos. Isso traz resultados muito positivos [para o estudante] na formação escolar e, mais tarde, como cidadão e como bom profissional”, afirmou lembrando que esse entendimento está se disseminando nas escolas do Sesi e do Senai e nas escolas públicas. “Queremos formar bons profissionais, mas também bons cidadãos que se integram na sua comunidade e oferecem uma parte do seu tempo para trabalhos voluntários, além da ética e da responsabilidade social que fazemos questão de discutir e repassar para nossos alunos”, disse.

Côrte também ressaltou que a aprovação do novo sistema de ensino médio e do novo currículo de base nacional são avanços importantes para recuperar o tempo perdido e a distância que separa o Brasil dos países mais desenvolvidos em termos de educação.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o jovem precisa identificar valor em tudo o que faz. “O movimento Santa Catarina pela Educação prova que é possível unir setor público, o terceiro setor, a iniciativa privada e a sociedade de maneira geral em prol da educação”.

 

Estado é pioneiro na iniciativa no Brasil

Santa Catarina foi o primeiro Estado brasileiro a instituir oficialmente o Dia Estadual da Família na Escola, por meio da lei 16.877, de 15 de janeiro de 2016. A iniciativa foi do Movimento Santa Catarina pela Educação, a partir da campanha Pais pela Educação (tema central do Movimento em 2014), com a percepção de que a participação mais intensa dos familiares contribui para o desenvolvimento escolar dos estudantes. A proposta foi acatada pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa, onde foi aprovada por unanimidade.

*Com informações da assessoria de imprensa da Fiesc