Dia D de vacinação contra o sarampo teve 2,5 mil pessoas imunizadas em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

17/02/2020 - 16:02 - Atualizada em: 17/02/2020 - 16:48

Durante o último sábado (15), no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra os Sarampo, 4.172 pessoas compareceram nas unidades de saúde de Jaraguá do Sul.

Após uma verificação, 2.502 doses precisaram ser distribuídas para que o público completasse a cobertura exigida nas carteiras, sendo quase a metade delas foi contra o sarampo (558) e febre amarela (622).

A informação é da supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Kneipp. Ela acrescenta que o público na faixa etária de 20 a 49 anos foi o que mais buscou a vacina contra a febre amarela.

Ela lembra que este ano – de janeiro até o último sábado (15) – foram vacinadas 4.224 pessoas, reduzindo para cerca de 12 mil o número de habitantes que ainda não tomaram essa vacina em Jaraguá do Sul.

Ana Kneipp reitera a necessidade das pessoas manterem sua carteira de vacinação em dia, principalmente com as vacinas contra a febre amarela, devido à presença do mosquito transmissor na região de Jaraguá, e o sarampo, que é uma doença de contágio rápido e já tem dois casos confirmados no município e outros três aguardando resultado de exame.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo encerra em 13 de março e a vacina está disponível na maioria das unidades básicas de saúde com sala de vacinação, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, porém sem atendimento no período da tarde das quartas-feiras.

Em Santa Catarina, a campanha tem como público-alvo pessoas com idade de seis meses a 49 anos.

Guaramirim

Mais de 1,5 mil pessoas procuraram as unidades de saúde de Guaramirim no Dia D de vacinação. A Secretaria de Saúde contabilizou a aplicação de 992 doses de vacina, sendo 182 contra o Sarampo, 197 da Febre Amarela e as demais de outras vacinas da atualização de carteirinha dos pacientes.

Corupá

Em Corupá, 111 crianças e adultos foram imunizados no Dia D da Vacinação contra o Sarampo. Dois postos de saúde atenderam das 8h às 17h para aplicar a dose nos moradores interessados.

As equipes também aproveitaram a data para disponibilizar a vacina contra a febre amarela. Foram imunizadas 77 pessoas no sábado. O número é considerado satisfatório pela Secretaria de Saúde de Corupá.

Primeira etapa

Uma primeira etapa de campanha seletiva, envolvendo crianças de seis meses a cinco anos, com a vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, teve 105% de cobertura para as crianças de seis meses e 112% para as de um ano.

A cobertura exigida pelo Ministério da Saúde é de 95% para cada. Numa segunda etapa, desta vez para a faixa etária e 20 a 29 anos, compareceram 7.413 pessoas e, destas, 1.112 foram imunizadas com a tríplice viral. As duas etapas ocorreram entre outubro e novembro de 2019.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul