O movimento foi abaixo do esperado nesse Dia D de vacinação contra a gripe, realizado no sábado (22). Foram 1.230 pessoas vacinadas, enquanto que a capacidade de imunização e o número de doses a serem aplicadas era muito maior. Para se ter uma ideia, em 2019, último ano em que houve o Dia D contra a gripe, três mil pessoas foram vacinadas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe vai até 9 de julho e o grupo prioritário no momento é de idosos e professores, mas o grupo anterior ainda pode procurar a vacina. Com base nos dados de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar mais de 40 mil pessoas ao longo de toda a campanha.

“Tivemos um número de vacinados muito abaixo do esperado nesse Dia D. A Secretaria de Saúde espera que nos próximos dias o público-alvo procure as unidades de saúde para se imunizar contra a Influenza. No período de inverno temos uma circulação bem maior do vírus Influenza e é importante que as pessoas mais suscetíveis estejam protegidas. Outro ponto importante dessa vacinação é facilitar o diagnóstico de covid-19, caso a pessoa apresente sintomas gripais e tenha sido vacinada contra a Influenza”, explica a supervisora de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Kneipp.

Vale ressaltar que quem tomou a vacina contra a covid-19 deve aguardar 14 dias para então fazer a vacina contra a gripe, ou vice-versa.

 

Etapas da Campanha de Vacinação contra a Gripe

12 de abril a 10 de maio

Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

11 de maio a 8 de junho

Idosos e professores

9 de junho a 9 de julho

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Postos de saúde com vacinação

Posto do Rio Cerro
Posto do Rio da luz
Posta da Barra
Posto do Jaraguá 99
Posto do Caic
Posto da Ilha da Figueira
Posto do Boa Vista
Posto da Vila Nova
Posto do João Pessoa
Posto da Vila Lalau
Posto do Santo Antônio
Posto de Nereu Ramos
Posto do Chico de Paulo
Posto da Vila Lenzi
Posto do Rau
Posto da Tifa Schubert
Posto da Reinoldo Rau (Centro)