O Departamento de Trânsito (Detrans) de Joinville está colocando adesivos em veículos abandonados nas ruas do município.

Conforme a Lei Complementar 588/2021, eles podem ser recolhidos ao depósito de veículos e os proprietários responderão pelas respectivas despesas e sanções.

 

 

Desde a semana passada, a prefeitura adesivou 18 veículos e tem aproximadamente outros 100 mapeados para a ação.

“Por meio da Ouvidoria da prefeitura e do 153, chegam em média 15 denúncias de carros abandonados por mês. Os agentes então verificam essas denúncias”, explica o gerente da Unidade de Trânsito do Detrans, Alexandre Demaria.

A Lei Complementar 588/2021 considera abandonado o veículo que não for removido pelo proprietário no prazo de 30 dias consecutivos, após a constatação no local por agente da autoridade de trânsito e aplicação do adesivo no veículo.

O proprietário ou responsável pelo veículo automotor apreendido por abandono ou por sucateamento será multado em duas UPMs e responderá pelas despesas administrativas de remoção e estadia.

Segundo a prefeitura, os veículos recolhidos e não reclamados no prazo de 60 dias poderão ser levados a leilão como sucata ou destinados à reciclagem.

O Detrans está localizado na rua Caçador, 112, bairro Anita Garibaldi. O horário de funcionamento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. O telefone é (47) 3431-1500.