
Desempenho da educação melhora em Jaraguá do Sul

Geral
sexta-feira, 04:00 - 09/09/2016

O desempenho da educação municipal em Jaraguá do Sul subiu, de acordo com resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado ontem. Com média de 6,9 para as séries iniciais e 5,6 nos anos finais do ensino fundamental, o município aumentou os indicadores e manteve evolução nas salas de aula.
“Tivemos um avanço significativo nos anos iniciais e moderado no nono ano. Isso é resultado de um trabalho ao longo do tempo, mas também dessa gestão que mudou um pouco o foco de trabalho, criando índices próprios e simulados municipais”, avalia o secretário da Educação, Elson Cardozo.
No Ideb dos anos iniciais (5º ano) a meta de 6,3 foi superada, com aumento de 0,7 pontos em relação com os dados de 2013. O melhor resultado foi da escola Ataíde Machado, com nota 7,5, seguido pela escola Albano Kanzler, que evoluiu da média 5,8 para 7,4. Para a diretora da unidade, Marilice Fernandes Heidenann, o avanço é resultado de um longo processo e doação da equipe. “Temos trabalho em parceria com empresas, reforço de matemática em parceria com a Católica, reuniões com os pais, e acima de tudo o trabalho intenso dos professores”, comentou.
O ensino nos anos finais (9º ano) não alcançou a meta, mas subiu na comparação. A escola Cristina Marcatto teve o melhor desempenho: nota 6,7. “É resultado do trabalho árduo do professor, trabalhamos muito os simulados durante o ano. Nossos professores efetivos resgatam as dificuldades dos alunos e fazem um trabalho contínuo”, disse a diretora Leocine Bressan. No 5º ano. a unidade teve a terceira melhor média, com 7,3.
De acordo com Cardozo, a expectativa é que o município tenha avanço significativo na média geral, que será divulgada nos próximos dias. O Ideb médio atual é de 6. “Devemos ficar próximos ao 6,5. Assim, ficamos com um bom indicativo junto ao Governo Federal, melhora nossa relação e facilita o acesso a programas para alavancar ainda mais a educação”, finaliza.

×