Desde 1997, jaraguaenses se encontram na Ângelo Piazera para admirar decoração natalina

É Natal! Na correria do dia a dia, todos tiram um tempinho para admirar a decoração de algumas casas, lojas e demais estabelecimentos comerciais. As noites quentes são um convite para os passeios em família, seja de carro, a pé ou bike. Entre um sorvete e outro ou uma cervejinha entre os amigos, a praça Ângelo Piazera é parada obrigatória para as famílias para fotos junto à fachada iluminada do Museu Emílio da Silva e a decoração do espaço.

Que época linda e cheia de luzes, até mesmo com as árvores decoradas e guirlandas maravilhosas. Sem contar as ruas de Jaraguá, principalmente as centrais, que ficam belíssimas com a decoração especial.

Esses dias bateu a curiosidade na equipe da Rede OCP News aqui para saber quando de fato iniciou a tradição de decorar a cidade nessa época do ano.

A  historiadora Silvia Kita, do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, mergulhou nos arquivos e resgatou algumas imagens de um passado não muito distante que estavam guardadas por lá. Provavelmente, grande parte daquelas crianças que aparecem lá são hoje os pais que levam seus pimpolhos para passear no mesmo espaço.

Os registros apontam que a primeira vez que Jaraguá recebeu uma decoração especial de Natal na praça Ângelo Piazera foi há exatamente 20 anos, em 1997. Entre as fotos mais antigas dos eventos natalinos públicos, também tem duas do ano de 1999 e outras de 2000.

1997 Para todo mundo se localizar, na época em que foi realizado o primeiro grande evento público de Natal na cidade, o prefeito de Jaraguá do Sul era o empresário Geraldo Werninghaus, um dos três fundadores da empresa WEG. Conhecido como o G da WEG, Werninghaus não conseguiu concluir seu mandato. Ele morreu tragicamente em um acidente de carro na BR-280, em fevereiro de 1999, durante seu mandato | Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

1999 Neste ano, quem comandava a Prefeitura, após a morte de Geraldo Werninghaus, era o até então vice Irineu Pasold, que depois elegeu-se para mais um mandato, tendo governado o município de 1999 a 2004 | Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

2000 Quem comandava a Prefeitura neste Natal era ainda Irineu Pasold, que teve mandato de fevereiro de 1999 a janeiro de 2001 e, em seguida, reeleito, assumiu entre 2001 a 2004 | Foto Arquivo

PARTICIPE! 

Lindo poder relembrar estes momentos, não é? Mas a gente quer pedir a contribuição de vocês. Quem tiver alguma foto antiga, com decoração de Natal (principalmente se for no Centro da cidade), pode mandar para o e-mail: editoria2@poracaso. com ou no inbox do Por Acaso, lá no Facebook.