Smart city é um termo em inglês que designa a cidade inteligente, com destaque às melhorias em acessibilidade, áreas com acesso gratuito de internet, melhor ordenamento urbano, entre outros benefícios. Este é um dos temas sugeridos para a quinta edição do desafio “Escola que Inova”, promovido pela Fetep (Fundação de Tecnologia e Pesquisa). O evento será realizado em paralelo ao Enit (Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia), de 18 a 20 de setembro, na Promosul, em São Bento do Sul.

Escolas municipais, estaduais e particulares de São Bento do Sul, Joinville, Blumenau, Itajaí, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre ou qualquer outra cidade do Brasil e do mundo podem participar do desafio, que vai premiar com smartphones e notebooks os primeiros colocados nas categorias de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Serão aceitos trabalhos com propostas de soluções para o futuro ligadas ao conceito de cidades inteligentes (smart cities) e também sobre empreendedorismo criativo e sustentável. A apresentação dos trabalhos pode ser em forma de maquetes, audiovisual ou outro recurso escolhido pela equipe.

O desafio visa estimular a cultura empreendedora, a pesquisa e o desenvolvimento da ciência e inovação entre os jovens, para que se tornem protagonistas na sociedade e criem novas demandas de produtos, serviços e ações de desenvolvimento econômico e social. “Sempre com vistas à sustentabilidade, o desafio é de suma importância, principalmente no caso de São Bento do Sul, uma vez que desde o ano passado discutimos a cidade que queremos para 2037”, observa o presidente da Fetep, Osmar Mühlbauer. “Esperamos que todas as escolas participem”, convida.

Temas e espaços

Os temas sugeridos para o desafio “Escola que Inova 2018” são empreendedorismo criativo e sustentável, com soluções em negócios pensando em sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental de nosso planeta e economia verde. Cada escola receberá espaços com área de 10 metros quadrados, de acordo com o número de projetos

Inscrições e premiação

A escola deverá inscrever os seus projetos pelo e-mail atendimento@fetep.org.br. A avaliação será realizada pelos expositores do Enit. Alunos integrantes das equipes vencedoras receberão um smartphone cada um. Aos professores orientadores das equipes campeãs, o prêmio será um notebook. Brindes serão distribuídos aos segundos e terceiros colocados. Todos os participantes, professores e alunos terão certificada a participação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 47 3631 4350, e-mail atendimento@fetep.org.br ou pela fan page www.facebook.com/itfetep.fetep.

 

Enit

O Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia chega em 2018 à sua sexta edição. O evento nasceu em 2012, com a proposta de divulgar as empresas ligadas à Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul, criada em 2005, com o objetivo de gerar emprego e renda e transpor os obstáculos que surgiram em decorrência de uma severa crise no setor moveleiro, a qual afetou seriamente grandes e tradicionais empresas são-bentenses.

Atualmente a ITFETEP atende a 32 empresas incubadas, com faturamento na casa dos R$ 23 milhões ao ano. Para o ENIT 2018 já estão confirmados 68 expositores, que serão distribuídos numa área de 15 mil metros quadrados, na Promosul.

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?