A movimentação dos alunos e o sino que ecoa pelo pátio do colégio Adelino Francener, no bairro Boa Vista, mostram que a rotina já voltou ao normal.
Desde o início do mês, os alunos da instituição retornaram às salas de aula. A escola ficou fechada por 10 dias após um deslizamento de terra registrado nos arredadores da unidade.
De acordo com a Defesa Civil de Jaraguá do Sul, a medida foi tomada por precaução para não colocar em risco a vida dos estudantes e funcionários.
A prefeitura estava apenas aguardando um laudo da Defesa Civil para tomar uma providência. O parecer foi encaminhado no dia 6 de fevereiro.
De acordo com a diretora, Andreia Pisetta Florentino, o laudo, enviado pela Defesa Civil de Florianópolis, relata que a unidade não corre risco.
“O problema foi aos arredores da escola. O estrago maior foi em uma casa de baixo e em uma igreja que fica ao lado. Nós ficamos no meio disso tudo”, explica.
Andreia ressalta que o laudo demorou para ser enviado, pois a Defesa Civil encaminhou a situação de todas as cidades da região que sofreram com as fortes chuvas. “A gente teve sorte, pois parou de chover. Se a chuva continuasse a história poderia ter sido diferente”, comenta.
A diretora explica ainda que os 105 alunos só não voltaram anteriormente às salas de aula devido aos feriados prolongados. Por conta disso, os estudantes ficaram 6 dias em casa. Mas garante que as crianças não serão prejudicadas, e que a unidade deve iniciar a reposição das aulas neste sábado (30).
De acordo com Andreia, as aulas da manhã serão todas repostas, pois a grade é normal. As aulas da tarde, no entanto, não terão reposição, já que as atividades não influenciam na grade escolar. Neste período, as crianças praticam oficinas, como xadrez e atividades lúdicas.
Investimento de R$ 1 milhão
Mesmo não tendo sido atingida pelo deslizamento, a escola Adelino Francener irá passar por uma reforma em toda sua estrutura interna e externa, segundo o secretário Municipal de Educação, Rogério Jung.
Conforme explicou, a unidade terá novas salas de aula, aparelhos de ar-condicionado e ampliação na quadra de esportes. O valor total da obra, adianta o secretário, será de R$ 1 milhão.
“Ainda não temos previsão de quando as obras irão iniciar. Assim que terminarmos a planilha, poderemos afirmar [a data]”, assegura.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui