Depois de anos de reclusão, Belchior volta às manchetes para o adeus

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/05/2017 - 12:05 - Atualizada em: 02/05/2017 - 09:16

Depois de anos de mistério e vivendo no ostracismo, em um sumiço voluntário, Belchior voltou para os braços do povo em sua querida Sobral, no Ceará, embora seu corpo deva repousar para sempre no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza, onde será sepultado às 9h desta terça-feira (2). Em Sobral, o corpo de Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente Belchior, deixou o Teatro São João sob uma chuva de pétalas de rosas e aplausos, no fim da manhã desta segunda-feira (1°), onde seguiu para Fortaleza onde continua a ser velado até 7h da terça-feira, no Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema. O translado do corpo do Rio Grande do Sul para o Ceará foi pago pelo governo do Estado. Sua companheira, Edna Prometeu, com quem ele dividia a vida na reclusão, o acompanha.

Belchior, 70 anos, foi encontrado morto na manhã de domingo na casa onde vivia com Edna, em Santa Cruz do Sul (RS). Na cidade de cerca de 126 mil habitantes, no Vale do Rio Pardo, a cerca de 150 km de Porto Alegre, para muitos moradores foi uma surpresa saber um dos maiores ícones da MPB morava por lá. Segundo vizinhos, os moradores da casa, que era emprestada, eram muitos discretos e raramente ele era visto caminhando pelas ruas do bairro.

A princípio, a morte de Belchior é atribuída a um rompimento da veia aorta. Edna disse à polícia que ele não tinha problemas de saúde nem tomava drogas ou medicamentos. Ainda segundo Edna, ele se sentiu mal na noite de sábado, se queixou de muito frio e dor nas costas e disse que ia ficar no sofá da sala, que ele usava para fazer suas composições. Belchior teria morrido de causa naturais, durante o sono e ouvindo música clássica. A informação foi repassada à Agência Brasil pela delegada plantonista da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Raquel Schneider, que também acompanha a investigação da morte do cantor.

De acordo com a delegada, exames médicos iniciais revelam que a possível causa da morte de Belchior teria sido uma dissecção na aorta, quando há uma divisão na parede da artéria (composta por três camadas), levando o sangue a seguir um falso trajeto entre as camadas. Segundo ela, somente o laudo médico do Instituto Médico Legal (IML) poderá confirmar a hipótese.

Hipertensão arterial

Há relatos de que, nos casos de dissecção da aorta, as pessoas sentem uma dor aguda iniciada no tórax e que se irradia em  direção à coluna, de cima para baixo. Apesar de não haver informações sobre a saúde do cantor, a hipertensão arterial é o fator mais comum nos casos de dissecção.

Autor de mais de 20 discos e um dos ícones da MPB, Belchior é autor de sucessos como A Palo Seco, Medo de Avião, Apenas um Rapaz Latino-Americano e Como Nossos Pais. Suas composições marcaram décadas nas vozes de grandes artistas brasileiros e deixam um legado artístico e cultural para o Brasil e para mundo.

 

*Com informações da Agência Brasil