A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Fundação Somar e a Coordenadoria Municipal da Mulher promove diversas iniciativas para conscientização e combate à violência contra a mulher, tema da campanha Agosto Lilás, durante a Feira de Cascaes, neste domingo (22), das 10h às 17h, na Praça XV de Novembro.

Em todo o período da feira, poderão ser doados itens de higiene e beleza para mulheres vítimas de violência atendidas por instituições sociais do município e serviços de assistência social no estande da Fundação Somar.

Voluntários da rede solidária farão a distribuição de informativos sobre as redes de acolhimento, a fim de orientar a população sobre a importância da denúncia e a funcionalidade da Lei Maria da Penha no município.

Às 14h, será ministrada uma aula de defesa pessoal voltada para mulheres pelo professor voluntário de Jiu-Jitsu Anderson Rodrigues. Aberta ao público, já estão confirmadas para a atividade motoristas de aplicativos.Todos os protocolos de proteção pessoal contra o COVID-19 serão respeitados.

Elo das Marias

A Cooperativa "Elo das Marias" estará na feira durante toda a sua execução. No local quatro feirantes irão apresentar os produtos das artesãs e dialogar sobre as atividades desenvolvidas pelo Elo, como o projeto Dignidade Menstrual, que assim como a Cooperativa são impulsionados pelo Icom, e os Grupos reflexivos realizados em parceria com o Cremv.

Os produtos apresentados na feira têm como foco o reaproveitamento de materiais, sendo entregues inclusive em sacolas e etiquetas de papel reciclado. Estarão à venda bolsas jeans, bonecas, itens de decoração em crochê, roupas customizadas com tingimento sustentável, coletores menstruais, absorventes de pano e escovas de dente ecológicas.

O Coletivo Elo das Marias nasceu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência da Prefeitura de Florianópolis, o CREMV, que atende de maneira totalmente gratuita mulheres vítimas de violência em Florianópolis.