ATENÇÃO: Defesa Civil estadual alerta para frio intenso na próxima madrugada

Foto São Joaquim Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/06/2017 - 14:06 - Atualizada em: 20/06/2017 - 10:51

Foto Reprodução São Joaquim Online

Dois dias antes da chegada oficial do inverno, a Defesa Civil estadual emitiu no início da tarde desta segunda-feira (19) um alerta de que será registrado frio intenso em todas as regiões de Santa Catarina, com queda acentuada de temperaturas entre às 8h desta segunda-feira (19) e às 9h desta terça-feira (20).

Em São Joaquim, na Serra catarinense, foi registrada uma rápida queda de pequenos flocos de neve por volta das 12h10 desta segunda, na sede do Climaterra e em alguns pontos da cidade. Flocos de neve bem pequenos caiam do céu e puderam ser sentidos na pele como um fina camada de gelo. O Caminhos da Neve, na parte Sul do município de São Joaquim, também teve registro de pequenos flocos de neve.

A temperatura mínima deve ocorrer entre a noite de segunda e a madrugada de terça. A sensação de frio será maior por causa da entrada de vento sul com rajadas de 40 a 60 km/h. No Litoral, a temperatura máxima não passa dos 15°C. No Oeste, não passa dos 10°C e na Serra dos 8°C.
Recomendações da Defesa Civil SC

A possibilidade de frio intenso alerta às administrações municipais para que tomem atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Leia mais:

– Após feriado com a presença do sol, semana inicia com frio e chuva em Jaraguá

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

Joinville abrigará moradores de rua no Ginásio Abel Schulz

A Secretaria de Assistência Social de Joinville informa que em função do anúncio de queda nas temperaturas e com a chegada do inverno, a partir de quarta-feira vai estar disponível o abrigo a pessoas em situação de rua, no Ginásio Abel Schulz, sempre que houver previsão meteorológica que indique queda da temperatura abaixo de 10º C. A mesma medida foi adotada no ano passado. O acolhimento será das 21 horas às 6 da manhã.