Uma frente fria que se desloca do Rio Grande do Sul para Santa Catarina deve trazer temporais com rajadas de vento com velocidade superior a 60 km/h, descargas elétricas e queda de granizo entre o início da tarde desta terça-feira (28) e o final do dia de quarta (29).

A previsão é da Defesa Civil, que alerta para cuidados que devem ser tomados durante os eventos climáticos.

 

 

A tendência é de que cidades do Sul do Estado sejam mais atingidas, porém a Defesa Civil coloca a região de Joinville em status de observação. Ou seja, não está descartada a possibilidade de chuva intensa, mesmo que pontualmente.

Foto: Divulgação/Defesa Civil.

Conforme a Defesa Civil, alguns cuidados durante temporais podem evitar transtornos. A recomendação é que as pessoas evitem ficar em locais abertos, ou embaixo de árvores ou objetos que possam ser arremessados com o vento.

O órgão também destaca que é importante evitar contato com tubos metálicos, grades, e cabos de energia elétrica que estejam expostos.

Em caso de raios, aparelhos elétricos devem ser desligados. Outra recomendação importante é buscar um lugar seguro para se abrigar e esperar a tempestade passar.

Situações de emergência podem ser informadas para a de Defesa Civil, pelo telefone 199, ou aos Bombeiros Voluntários, pelo 193.