Defesa Civil emite alerta de chuvas e granizo em todo o estado de SC

Por: Elissandro Sutil

06/12/2021 - 11:12 - Atualizada em: 06/12/2021 - 11:49

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para chuva volumosa em todo o estado.

De acordo com o órgão, devem ocorrer temporais nesta segunda-feira (6).

A passagem de uma área alongada de baixa pressão (cavado) combinada ao aquecimento diurno e disponibilidade de umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuvas, que podem vir na forma de temporais isolados com chuva de moderada a forte intensidade, acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos do Oeste ao litoral.

Pontualmente, há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo, principalmente no período da tarde.

Assim, o risco é moderado (áreas em amarelo) a alto (áreas em laranja) para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva intensa no mapa a seguir . Já nas áreas em verde o risco é baixo.

 

Na terça-feira (7) um sistema de alta pressão, posicionado entre a região Sul, Uruguai e o oceano Atlântico, favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas.

Entre os Planaltos e Meio Oeste, por conta do aquecimento diurno, não se descarta a chance de pancadas de chuva bem isoladas, mal distribuídas e irregulares, enquantochove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens.

Ainda, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte há chance de rajadas de ventos com moderada intensidade (em torno de 60 km/h) entre os períodos da tarde e noite.

Na quarta (8) e quinta-feira (9) a persistência de um sistema de alta pressão no mar favorece dias com predomínio de sol a poucas nuvens na porção oeste, parte dos Planaltos e Alto Vale do Itajaí.

No litoral e áreas próximas este sistema mantém o aporte de umidade do oceano em direção ao continente, o que deixa os dias com sol intercalando com períodos de maior presença das nuvens e chance de chuva bem isolada, irregular e mal distribuída.

O amanhecer destes dias deve ser de sensação de frio, principalmente no Planalto Sul, onde espera-se temperaturas mínimas perto dos 5°C.

Pontualmente, podem até ser menores e, por isso, há chance de geada em localidades da Serra. Não há risco de ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

Altas temperaturas

Da sexta-feira (10) ao domingo (12) permanecerá a atuação de uma massa de ar quente sobre grande parte da região Sul, incluindo Santa Catarina, o que favorece dias com predomínio de sol a poucas nuvens no estado e temperaturas elevadas na porção Oeste podendo chegar aos 37°C e variando de 27°C a 32°C no centro-leste.

Não há risco de ocorrências meteorológicas.

Ciclone no Sudeste

Entre a noite de quinta (9) e sexta-feira (10) ocorre a formação de um ciclone na altura do litoral da região Sudeste do país e com deslocamento em alto mar para sul, o que pode deixar as águas mais agitadas em alto mar.

Neste momento, este ciclone não oferece riscos de ocorrências em Santa Catarina.