Defesa Civil emite alerta de chuva persistente em Santa Catarina neste fim de semana

Por: Elissandro Sutil

15/02/2019 - 14:02 - Atualizada em: 15/02/2019 - 14:09

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de chuva persistente com totais elevados entre esta sexta-feira (15) e domingo (17).

De hoje (15) até às 16h de sábado (16), a maior ocorrência deve ser nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte.

A chuva será de moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 30 a 60 milímetros (mm). Segundo o comunicado, a chuva será mal distribuída, com totais elevados em alguns municípios e em outros não.

Até a madrugada de sábado (16), a precipitação irá se concentrar no Vale do Itajaí e Litoral. O volume de chuva pode ultrapassar os 100 mm em alguns locais.

No domingo (17), o alerta continua, em especial na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Um sistema de intensa circulação marítima favorece a formação de nuvens baixas nessas regiões.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água.

Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?