Defesa Civil garante mais kits de transposição para Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/03/2016 - 14:03 - Atualizada em: 10/03/2016 - 11:37

Numa reunião na tarde desta segunda-feira (7) com o prefeito Dieter Janssen, o secretário estadual de Defesa Civil, Milton Hobus, garantiu que além dos quatro kits de transposição já garantidos para Jaraguá do Sul, mais dois deverão ser repassados ao município. Estes kits são estruturas pré-fabricadas e protendidas, feitas para substituir pontes e ou pontilhões danificados por fenômenos da natureza.

O encontro ocorreu cerca de 48 horas depois que a cidade sofreu com mais um grande temporal ocorrido no final de semana quando foi registrado um volume de 195 milímetros de chuva (mm) Civil registrou durante 12 horas o que corresponde a aproximadamente 70% do que deveria chover durante todo o mês de março. Temporal este que se concentrou nas regiões Garibaldi, Jaraguá 99, Ribeirão Grande Norte e Rio Cerro.

pmjs

Após a reunião, Hobus conversou com a imprensa. “Viemos aqui para de fato quais foram os danos. O prefeito e sua equipe apresentaram todos os locais afetados, que concentraram bastante no interior do município”. Depois do encontro com o prefeito, Hobus, acompanhado do próprio prefeito e membros do secretariado municipal, foram visitar a área do Ribeirão Grande do Norte, uma das mais atingidas pelas chuvas. “Conversamos também com o prefeito para fazer pontes definitivas com os kits que a Defesa Civil (SC) desenvolveu e que tem condições de serem instalados e a gente está a disposição para fazer a parceria”, destacou. “Já temos quatro kits que já liberamos para Jaraguá do Sul e mais dois que são necessários e que nós colocamos à disposição desde que eles (Prefeitura) façam o estudo e viabilizem as cabeceiras e já pode fornecer isso também”, destacou.

Reparos

Durante esta segunda-feira, equipes da Secretaria de Obras da PMJS trabalharam na recuperação de vias e limpezas de trechos de rios nas áreas mais afetadas da cidade. Exemplo disso ocorreu na Tifa Jararaca onde foi feito o desassoreamento do riacho próximo, além de patrolamento e macadamização da via. O secretário da Defesa Civil, Leocádio Neves e Silva, ainda no sábado, sobrevoou os locais mais atingidos.

Um dos pontos foi justamente na Tifa Lennert onde uma ponte, que estava sendo construída foi arrancada, pela terceira vez seguida, pela força das águas. A foto desta estrutura foi exibida durante o encontro com secretário estadual de Defesa Civil. “Nunca, na história de Jaraguá do Sul, choveu tanto em determinado ponto da cidade, como aconteceu. Foi algo absurdo”. Apesar disso, Leocádio fez uma avaliação positiva do encontro com Hobus, “O secretário, mais uma vez, coloca à disposição da Prefeitura de Jaraguá do Sul a estrutura e o fornecimento dos kits de transposição para também atender as demandas deste final de semana.

pmjs3

O prefeito Dieter Janssen também enfatizou que a cidade já encaminhou ao Ministério da Integração Nacional, em 2013, um projeto para repasse de R$ 3 milhões que previa o desassoreamento de 19 pontos críticos de afluentes que cortam o município, além da recomposição da mata ciliar entre outras ações. Já tive inclusive uma audiência o próprio ministro da Integração Nacional em Brasília para discutir com ele para discutir esta questão. Infelizmente os recursos não vieram e tivemos que atacar o problema com nossos próprios meios que são limitados, mas precisamos voltar novamente e bater à porta em Brasília já que o governo do Estado já é parceiro nosso nesta questão”.

Fonte: PMJS