A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu atenção para a ocorrência de temporais e chuva volumosa a partir desta sexta-feira, estendendo-se até sábado. Há risco para alagamentos e deslizamentos.

Segundo o órgão, a influência é de um sistema de baixa pressão e a aproximação de uma frente fria que voltam a provocar chuva em todo o estado.

No Litoral Sul, temporais devem chegar entre a tarde e noite, com possibilidade de chuva intensa, raios, queda de granizo e rajadas de vento, com risco moderado para ocorrência associadas a esses fenômenos.

Confira a previsão da Epagri/Ciram


Sábado (29/05):


Tempo:
madrugada e início da manhã com chuva na maioria das regiões e temporais isolados na Grande Florianópolis e norte do estado. No decorrer do dia, o tempo melhora com nebulosidade variável. No norte do estado volta a ocorrer chuva no fim do dia.
Temperatura: mais elevada na manhã, em declínio acentuado a partir da tarde.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento em SC, seguida de uma nova massa de ar frio.

Domingo (30/05):

Tempo:
nebulosidade variável em SC, com condição de chuva especialmente no Meio-Oeste (áreas mais próximas ao PR, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: baixa.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral no início do dia.

Segunda e Terça-feira (31/05 e 01/06):

Tempo:
estável e frio com sol na maioria das regiões de SC.
Temperatura: baixa, com temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado (acima de 700/800m) e formação de geada ao amanhecer, especialmente no Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

*Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)