A Defesa Civil de Santa Catarina alerta sobre a previsão de frio prolongado. Depois de dias com frio intenso no estado, por influência de uma forte massa de ar polar, as temperaturas começam a se elevar gradativamente, em especial às tardes.

Porém, entre o final desta semana e o início da próxima, a massa de ar frio que já se encontra sobre o oceano recebe reforço, com a chegada de outro sistema de alta pressão ao Sul do Brasil e que vai manter as temperaturas baixas nas noites, madrugadas e amanheceres em todas das regiões catarinenses.

Segundo a Defesa Civil, as menores temperaturas são esperadas para os Planaltos e áreas mais altas do Oeste e Meio-Oeste, onde as mínimas previstas variam em torno de 0°C, com registros negativos e formação de geada ampla entre os dias 2 e 5 de julho.

Para o Litoral e Vale do Itajaí, são esperadas mínimas entre 6 e 10°C, pelo menos até a próxima terça-feira. Nas tardes, com o ar e a presença do sol, as temperaturas se elevam variando de 13 a 15°C no Planalto Sul e de 18 a 20°C nas demais regiões.

“Desta forma, permanece importante adotar ações de prevenção de ocorrências associadas ao frio noturno”, aconselha o órgão.