Vem aí mais uma temporada de verão quando muita gente aproveita as belezas e o frescor dos rios da área rural de Joinville para aliviar o calorão. Para garantir que a brincadeira não termine em acidentes e tragédia a equipe da Defesa Civil municipal está visitando as escolas de diversos bairros para levar informações de cuidados na hora do banho de rio.

A ação faz parte do Projeto Piava (Prevenção a Incidentes de Afogamento no Verão em Água Doce), que já está em sua 15º edição. As palestras começaram no início do mês e seguem até o dia 28 de novembro por representantes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários.

As principais dicas são a escolha de lugar seguro, conhecer a profundidade, correnteza, condições climáticas e risco dos mergulhos.

“Nas palestras, destacamos o trabalho da Defesa Civil e os cuidados para se evitar afogamentos”, informa Márnio Luiz Pereira, gerente de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública.

Além de falar diretamente com as crianças nas escolas, outro objetivo das palestras é transformar essas crianças em facilitadores para as informações chegarem aos adultos. O projeto também tem a participação de voluntários que auxiliam a Defesa Civil na organização e realização das palestras. Esses voluntários formam o Núcleo de Defesa Civil.

Esta semana as palestras serão levadas a escolas dos bairros Iririú, Jardim Iririú, Boehmerwald, Jarivatuba e Vila Nova. Na última semana de novembro serão em quatro escolas dos bairros Fátima e Comasa.

Blitze nos finais de semana

A próxima etapa do projeto é a realização de blitze educativas em regiões próximas aos rios, quando as pessoas recebem orientações de como prevenir acidentes nos rios e também como evitar sujeiras nos locais de banho.

No verão, os rios de Joinville recebem milhares de pessoas, principalmente aos finais de semana. Os mais procurados são os rios Quiriri, Cubatão, Piraí, Rio da Prata e Rio Bonito.

Além da prevenção a afogamentos também são repassadas noções de preservação ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e respeito à natureza.

Cuidados nos banhos de rio

  • Escolher um lugar seguro;
  • Conhecer a profundidade do rio;
  • Observar a correnteza;
  • Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;
  • Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas;
  • Evitar mergulhar (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos).

*Windson Prado com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

Quer receber as notícias no WhatsApp?