Defesa Civil de Joinville emite alerta de temporais e maré alta

Por: Gabriel Junior

14/03/2018 - 10:03 - Atualizada em: 14/03/2018 - 10:30

A Defesa Civil de Joinville, com base na previsão meteorológica da Epagri/Ciram emitiu alerta de ocorrência de temporais localizados nesta quarta-feira e quinta-feira (14 e 15), entre as 12 horas e as 23h59 nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

A previsão é de temporais localizados, acompanhados de rajadas de vento (em torno de 60 km/h) e granizo isolado. A chuva pode ser de forte intensidade em alguns momentos, com pontuais de 20 a 40 mm em uma hora.

O motivo é a ocorrência de um sistema cavado (região da atmosfera em que a pressão é baixa) combinado com uma frente fria com elevados índices de calor e umidade.

Maré em Joinville

Na quinta-feira (15) há previsão de maré alta em Joinville (SC) às 2h13. O nível é de “Atenção”, o que indica maré igual ou superior a 1,7 metros. Em caso de combinação com chuva, há possibilidade de inundações e alagamentos.

Para consultar mais dados sobre marés, acesse Consultar tábua de marés.

Segurança

Em situação de tempestades com raios, ventos fortes e granizo, a Defesa Civil recomenda que todos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia elétrica e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Quando houver alagamentos, evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Não transitar sobre pontilhões e pontes submersas. Crianças devem ser afastadas de rios e ribeirões.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.