Defesa Civil de Joinville alerta para risco de temporais e grande volume de chuva

Tempo fica mais fechado até domingo | Foto Divulgação

Por: Windson Prado

15/02/2019 - 15:02 - Atualizada em: 15/02/2019 - 15:58

A Defesa Civil de Joinville, com base nas previsões meteorológicas da Epagri/Ciram, alerta para a possibilidade de risco de temporais e altos volumes de chuva entre sexta-feira (15/02) e domingo (17/02).

A formação de um centro de baixa pressão deve provocar ventos fortes e chuvas intensas, com volumes entre 60 e 100 milímetros.

A população deve ficar atenta aos pontos de alagamento, morros e encostas por causa de possíveis deslizamentos de terra.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas, e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

Quer receber as notícias no WhatsApp?