Defesa Civil de Joinville alerta para possibilidade de temporais e chuvas fortes neste sábado e domingo

A Defesa Civil de Joinville, com base nas previsões da Epagri/ Ciram, alerta para a possibilidade de temporais e chuvas fortes entre a tarde de sábado (31) e o fim do domingo (1).

O alerta é para todas as regiões do estado, devido à passagem de uma frente fria em Santa Catarina, com permanência de um cavado (sistema de baixa pressão) na região sul do país.

No sábado (31), a chegada de uma frente fria favorece a condição de temporais localizados, com fortes rajadas de vento e granizo.

Para o domingo (1º), a previsão é de chuva persistente, mais intensa em alguns momentos, com condição de acumulados pontuais elevados em todas as regiões do estado.

Do Planalto ao Litoral e Vale do Itajaí, o acumulado em 24 horas pode variar entre 40 e 60 mm em média. No Oeste e Meio-Oeste, em 24 horas, pode chover, em média, de 20 a 30 mm.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades:

Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e com as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações:

Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas:

Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo.

Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra:

Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199, ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger