A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil, está em estado de observação por causa da chuva das últimas horas no município. De acordo com dados colhidos no pluviômetro instalado na sede da Defesa Civil, junto ao Centro Administrativo Municipal, na Barra do Rio Molha, entre as 18h30 de segunda-feira (2) até as 15h30 desta terça-feira o acumulado de chuva foi de 91 milímetros.

Conforme o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, a situação está sob controle e não houve nenhuma ocorrência registrada, a não ser uma queda de árvore atendida na manhã desta terça-feira, no Bairro Rio Molha.

Ainda segundo ele, a equipe da Defesa Civil está em contato direto com os profissionais de Defesa Civil de Corupá para monitorar as condições do tempo e o nível do Rio Itapocu naquela região. No Centro de Jaraguá do Sul, por volta das 15h30, o nível do Rio Itapocu estava a 1,5 metro acima do normal. Já o Rio Jaraguá estava a dois metros acima do normal, o que é considerado tranquilo. “Nos preocupa em termos de alagamentos quando o Itapocu atinge os 3,5 metros acima do normal e o Jaraguá chega aos três metros”, informou o diretor.

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) emitiu nesta tarde um Alerta Moderado para Movimentação de Massa em Jaraguá do Sul. A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas observem o entorno de suas residências em áreas de encostas e, em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é o 199.