A Defesa Civil Municipal alerta para a possibilidade de frio intenso nos próximos dias. Na estação da Epagri/Ciram, localizada no Norte da Ilha, por exemplo, o termômetro marcou 8°C entre as 5h e 6h desta quinta-feira (13) e a previsão é para 11 graus na noite de sexta-feira (14), podendo haver uma variação de 3 graus superior ou inferior a essa temperatura prevista. A fonte da previsão é a Defesa Civil do Estado.

Urubici, na Serra, registrou -2°C nas primeiras horas da manhã. São Joaquim e Bom Jardim da Serra começaram o dia com os termômetros em torno de 0°C.

A população que necessitar de suporte da Defesa Civil do Município pode acionar os agentes pelo número 199.

A Defesa Civil Municipal recomenda que a população reforce os cuidados com crianças, idosos, e enfermos, que são mais vulneráveis ao frio. 7

Quem possui animais de estimação, também deve tomar alguns cuidados, deixando as casinhas ou abrigos em condições adequadas ou se possível, os acolhendo dentro de casa.

Abrigos municipais estão preparados para prestar o serviço de acolhimento, que funciona durante o ano todo. A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social mantém dois abrigos para pessoas em situação de rua: vagas em um hotel credenciado e o projeto Passarela da Cidadania.

As solicitações de atendimento para essa população podem ser feitas pelos telefones: (48) 99182-6870 ou (48) 99169-3044. Este público também pode se direcionar diretamente para a Passarela da Cidadania.

Na Dibea, a Prefeitura de Florianópolis também mantém cuidados reforçados com os animais resgatados de maus tratos. Todos os acolhidos possuem estrutura também para esses dias mais frios. Denúncias de maus tratos aos pets podem ser feitas por qualquer cidadão. Basta acessar a delegacia virtual e realizar um boletim de ocorrência. Em seguida, o B.O. deve ser enviado para este e-mail.