A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou, nesta quarta-feira (22), um aviso de alerta meteorológico com a previsão de chuvas volumosas em algumas regiões do estado até a tarde de quinta-feira (23). O panorama tem relação com a circulação de um ciclone que está posicionado próximo ao Sudeste brasileiro, favorecendo o transporte intenso de umidade do oceano para o litoral catarinense.

A previsão é de acumulados significativos de chuva na faixa leste do estado, com destaque para as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteiras com o Planalto Sul. Além disso, as rajadas de vento podem atingir até 60 km/h. Devido às condições, há possibilidade de enxurradas, deslizamentos e alagamentos nas áreas do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul.

Situação em Blumenau

O ciclone que atua no litoral de Santa Catarina não deve gerar grandes impactos para Blumenau. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu).

Dados meteorológicos apontam tempo instável na cidade nesta quinta-feira, com condição para chuva de intensidade fraca e moderada, não se descartando algumas trovoadas. A tendência é de que o pior cenário em relação à chuva seja mais localizado no litoral catarinense.

Orientações

Em caso de alagamentos e inundações, é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. As pessoas não devem transitar em pontilhões e pontes submersas, e precisam estar atentas às crianças próximas de rios e ribeirões.

Se forem notados movimentos de terra ou rochas próximos de residências, inclinação de postes e árvores, e rachaduras em muros ou paredes, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger