Decreto obriga uso de máscara no maior bairro de Florianópolis

Atendendo aos pedidos dos próprios moradores do bairro Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis editou decreto que torna obrigatório o uso de máscara de proteção facial por quem circular nas vias públicas do bairro. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (28) e passa a valer a partir da próxima segunda-feira, (1/06).

Atualmente, a máscara é obrigatória para quem circula pelas avenidas Beira Mar Norte e Continental, e no Calçadão do Centro; além dos estabelecimentos comerciais, bancos, Correios e similares.

“Não gostamos de obrigar a nada, porque o diálogo sempre é o melhor caminho. Infelizmente, quando a recomendação não resolve, precisamos ser mais firmes. A máscara é para proteção do usuário e das pessoas no seu entorno, e isso, por si só, já deveria ser motivo suficiente para ninguém deixar de usá-la”, disse o prefeito Gean Loureiro.

Cerca de 30 agentes da GMF atuarão na fiscalização da medida. | Foto PMF/Divulgação

GMF vai fiscalizar

Nesta sexta-feira v(29), a Guarda Municipal de Florianópolis vai concluir a elaboração de de um plano de operação especial de fiscalização.

Cerca de 30 agentes farão rondas no bairro para garantir o cumprimento da medida. Quem for flagrado descumprindo o decreto receberá advertência da GMF, que encaminhará todos os relatórios dessas infrações para a Vigilância Sanitária, que decidirá pela multa ou não, nos casos que se enquadrarem como descumprimento de medidas sanitárias para controle de avanço de epidemia.

O valor, conforme determina a legislação pode ser de R$ 125, podendo chegar até R$ 2,5 mil.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp