Os neurocirurgiões do Hospital Santo Antônio (HSA), de Blumenau, realizaram pela primeira vez uma cirurgia para remoção de um tumor no cérebro com o crânio aberto e o paciente acordado.

O procedimento ocorreu no dia 24 de setembro e, em virtude da alta complexidade, mobilizou uma ampla equipe composta por médico anestesista, neurocirurgião, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Na ocasião, os profissionais utilizaram um microscópio cirúrgico, adquirido no início de 2020, com recursos doados pela Trimania Cap. Segundo Michael Ricardo Lang, médico coordenador da neurocirurgia do HSA, o equipamento possibilita a retirada do tumor de modo que as funções da pessoa sejam preservadas, evitando sequelas.

Passado o primeiro mês da intervenção, o paciente Joel Borges da Costa, de 37 anos, segue em acompanhamento e se recupera bem. “Agora é seguir o tratamento com a quimioterapia e continuar os acompanhamentos, mas minha recuperação está muito melhor do que eu esperava, a cirurgia foi um sucesso”, comemorou.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: