CVV inicia formação para novos voluntários no próximo sábado

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/06/2017 - 06:06 - Atualizada em: 29/06/2017 - 08:24

Por Dyovana Koiwaski 

Neste sábado (1), o Centro de Valorização da Vida (CVV) inicia um curso de capacitação para novos voluntários. No total, serão 30 horas de aula, com encontros semanais de duas horas. Atualmente, a entidade conta com 13 voluntários que realizam um atendimento diário à população.

Conforme um dos responsáveis pela entidade, Isoé Klafke, os participantes vão conhecer a filosofia e trabalho do CVV, que oferece um apoio emocional e de prevenção ao suicídio. A entidade atende gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. A ajuda pode ocorre por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas por dia.

IMG_0165

Isoé Klafke destaca que interessados podem participar do curso para conhecer a entidade | Foto Eduardo Montecino

Klafke ressalta que não há obrigatoriedade em concluir o curso ou continuar após o primeiro encontro. “Quem tiver interesse, pode ir para conhecer um pouco mais sobre o CVV e decidir se quer ser voluntário ou não. Concluir a capacitação também não assegura que a pessoa continuará na entidade. A escolha é totalmente do candidato”, enfatiza o voluntário. O curso é totalmente gratuito.

Para ser um voluntário, é necessário ter mais de 18 anos de idade e estar disponível por quatro horas semanais para atuar na entidade. De acordo com Klafke, em 2016 foram realizados cerca de 1.500 atendimentos. Neste ano, até o mês de maio, já foram mais de mil. “A procura tem aumentado e a tendência é continuar crescendo”, avalia.
O CVV funciona de segunda a quinta, das 15h às 23h e de sexta a domingo das 19h às 23h, sendo que o atendimento presencial pode ser feito até as 22h. No sábado, a recepção começará às 8h30, com início da aula marcado para as 9h.

O trabalho da entidade é mantido por eventos feitos para captação de recursos, parcerias com instituições públicas e privadas, apoio de cidadãos e comunidade em geral. O CVV está localizado na rua Antônio Cunha, no piso superior da rodoviária, no bairro Baependi. O telefone para contato é 3275-1144. A inscrição pode ser feita no dia do curso.