Voluntários de Jaraguá do Sul organizam campanha para doar mantimentos à aldeia Piraí

Cerca de 150 pessoas da aldeia Piraí, entre Guaramirim e Araquari, estão precisando de ajuda para conseguir alimentos e material de higiene.

Por causa do isolamento devido à pandemia de coronavírus, os indígenas também têm sido orientados pelos órgãos do governo para se manterem em quarentena.

Uma das fontes de renda mais importante para os indígenas da Piraí é a venda de artesanato nas cidades próximas, como Jaraguá do Sul, além de atividades realizadas na aldeia. Mas com o isolamento, os trabalhos foram suspensos.

Para ajudar as famílias, uma rede de voluntários, próximos da aldeia, organizaram com urgência uma campanha para receber recursos.

 

Foto Divulgação

A ideia é angariar dinheiro, que será usado para comprar os alimentos e materiais de higiene. Os mantimentos serão desinfetados e levados da forma mais segura possível até à aldeia, tomando os cuidados necessários para evitar a contaminação com o covid-19.

Uma das organizadoras da campanha, a documentarista e fotógrafa Taís Urquizar ressalta que, diferente das outras campanhas já realizadas pela rede de auxílio, a coleta dos alimentos não está sendo feita pessoalmente.

“Essa medida vem ao encontro do movimento da quarentena, procurando não incentivar as pessoas a saírem das suas casas, para ir ao mercado, e buscando preservar assim a saúde de todos os doadores, equipe e os guaranis”, explica Taís.

Foi por um pedido do cacique da aldeia, Ronaldo Costa, que os voluntários souberam da necessidade dos indígenas por alimentos e produtos de higiene.

Sobre a saúde dos guaranis, a voluntária Taís informa que no momento eles estão isolados em quarentena, sem nenhum caso de covid-19.

“Existe uma campanha do governo e das entidades atentas, que estão acompanhando a saúde. É importante ressaltar que as aldeias e povos nativos por todo Brasil estão isolados para preservar a saúde da comunidade, restringindo assim a entrada e saída das aldeias”, diz Taís.

A primeira entrega de doações será feita dia 4 de abril. Dependendo de quanto tempo se estender a quarentena, e a necessidade, novas doações poderão ser feitas.

Foto Divulgação

Como ajudar

Há uma rede de auxílio da aldeia, que irá receber doações em dinheiro e se responsabilizará em comprar e higienizar os alimentos e entregá-los em segurança.

Você pode ajudar depositando qualquer quantia para a conta abaixo:

Dados para depósito

Tais I. R. Urquizar
CPF | 076 590 349-01
Banco 260 | Nu Pagamentos S.A.
Agência | 0001
Conta | 6018479-5

 

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul