Aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), a abertura de mais duas turmas do curso de Maturidade Digital. Trata-se de uma parceria da Prefeitura de Jaraguá do Sul com o Senac que tem como objetivo inserir os idosos nesta nova realidade da comunicação da qual fazem parte aparelhos como celulares, smartphones, tablets, notebooks, entre outros.

Cada turma contará com 20 alunos e as aulas serão ministradas todas às quintas-feiras no laboratório de informática do Centro de Convivência, no Parque Municipal de Eventos. Com carga horária de 52 horas/aula, o curso vai ensinar aos alunos noções básicas de como utilizar os recursos de seu celular.

“Como verificar mensagens, fazer fotos, manipular imagens na galeria do aparelho ou baixá-las no sistema de ‘nuvens’. Vocês vão se surpreender com o quê irão aprender”, adiantou a coordenadora de ensino do Senac, Daihene Taís Cole.

Durante a abertura das novas turmas de Maturidade Digital, a secretária da Assistência Social e Habitação, Maria Santim Camello, ressaltou a importância da iniciativa, lendo o depoimento de Terezinha Satelli Vieira de 64 anos, aluna da primeira turma do curso.

“Hoje, até minha filha pergunta para mim coisas que aprendi e ela não sabia. Acabo ensinando”, diz o relato da idosa. “Aprendi muito. Consigo me comunicar com o grupo, salvar as fotos nas nuvens, fazer login, manusear a galeria, aprendi a filmar. Coisas que queria muito aprender. Pena que o curso está acabando”, descreveu a aluna que irá concluir a capacitação em setembro.

Também presentes ao evento, o prefeito Antídio Lunelli e o vice Udo Wagner ressaltaram a importância desta atualização de conhecimentos. “E o principal disso tudo é que as senhoras e os senhores estarão aqui conosco aprendendo novidades e trocando ideias uns com os outros”, comentou o prefeito Lunelli antes de assinar o novo convênio com o Senac que irá viabilizar a continuidade do curso.

As novas turmas iniciam suas aulas na próxima quinta-feira (22) com término previsto para 9 de abril de 2020. Já existe fila de espera para novos cursos e a medida que as pessoas forem concluindo esta capacitação outras, que estão na lista, deverão ser chamadas.

(*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger