O Idiomas sem Fronteiras da Universidade Regional de Blumenau (FURB) está com inscrições abertas, até dia 8 de setembro, para seu novo curso gratuito de “Produção Oral: Comunicação Acadêmica”. O sétimo curso oferecido pelo IsF FURB em 2021 pretende trabalhar com estudantes e servidores inscritos a apresentação oral de trabalhos acadêmicos, assim como interação durante as apresentações.
Podem participar todos os membros da comunidade FURB, alunos e servidores, com qualquer nível de proficiência na língua inglesa. O curso será ministrado em dois níveis, o IsF Essentials e o IsF Expansion, o primeiro recebe estudantes com nível mais básico, e o segundo, os mais avançados na proficiência da língua inglesa.
Para desenvolver uma boa comunicação oral nos inscritos, o curso tem atividades sobre os diferentes aspectos do gênero comunicação acadêmica, sobre a linguagem e as estratégias para o desenvolvimento das partes de uma comunicação acadêmica, como: introdução, objetivos, referencial teórico, metodologia, análises e considerações, assim como interações entre apresentador e ouvintes. Além disso, serão exploradas no curso diferentes ferramentas que auxiliem na apresentação acadêmica.
“Esse curso busca fazer as pessoas perderem o medo de se apresentarem, de compartilhar suas pesquisas e conhecimentos em língua inglesa. A gente espera que ao final do curso o estudante esteja apto a reconhecer as características desse gênero de comunicação acadêmica, que ele consiga desenvolver as partes que constituem uma comunicação acadêmica, que possa fazer apresentações, e também utilizar essas diferentes ferramentas”, explica a coordenadora do Idiomas sem Fronteiras na FURB, Profa. Dra. Cyntia Bailer.
Segundo ela, a demanda para a realização deste curso surgiu dos próprios estudantes de graduação e pós-graduação, assim como dos servidores que costumam participar dos cursos do IsF. “Nós trabalhamos de forma bem interativa com os estudantes, realmente fazendo-os colocar a mão na massa e perder o medo de falar”, afirma a coordenadora.
As aulas do novo curso iniciam no dia 11 de setembro, de forma remota, através da plataforma do Microsoft Teams e do Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURB, o AVA3. Todas as atividades serão desenvolvidas aos sábados, entre às 8h e 12h. As inscrições podem ser realizadas através doformulário disponível no Instagram do idiomas sem Fronteiras da FURB (@furb_isf).