A Unidade de Resgate Animal, parte dos serviços de apoio do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), na CIC, já está em funcionamento. A ambulância foi entregue oficialmente à comunidade na tarde desta segunda-feira (30), na abertura da Semana de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

O evento, que contou com a participação de mascotes resgatados e do cão Duke, da Guarda Municipal, também marcou a segunda etapa da campanha publicitária de adoção e guarda-responsável e a entrega do primeiro lote de rações do Banco de Ração da Prefeitura a ONGs da causa animal.

“Acredito que sejamos a primeira cidade do Brasil a ter esse nível de atenção aos animais”, disse o prefeito Rafael Greca, lembrando, ainda, das 37 mil cirurgias já realizadas pelo Programa Municipal de Castração Gratuita desde a metade de 2017.

Unidade móvel

O veículo entregue vai funcionar no atendimento de emergência a cães e gatos em situação de rua acidentados com risco de morte nas vias e logradouros públicos. Deverá ser acionado pela Central 156, da Prefeitura de Curitiba.

Todos os animais atendidos pelo novo serviço serão também identificados e castrados. O atendimento acontece no Crar e na clínica contratada responsável pelo serviço.

No Centro de Referência, pelo contrato dos serviços de apoio, serão feitas a limpeza de instalações, manejo de rotina e intensificação na promoção da adoção dos animais alojados. O serviço prevê, ainda, o recolhimento de animais agressivos em vias públicas.

Foto: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

Avanço na proteção

Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, os resultados que a Prefeitura vêm conseguindo são fruto de um trabalho sério e comprometido com a causa animal.

“Nada seria possível sem a determinação do nosso prefeito e o apoio das vereadoras, dos protetores, ONGs, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente”, lembrou, ao destacar todo o avanço em prol da causa animal na cidade.

Além das 37 mil castrações, já foram feitos mais de 7 mil atendimentos nas avaliações clínicas gratuitas, 4 mil denúncias de maus-tratos fiscalizadas com apoio da DPMA com 600 animais apreendidos.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):