No dia 30 de setembro a Epagri realiza mais um curso online e gratuito sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).
Na live, que ocorre entre 14h e 16h no canal de capacitações da Epagri no YouTube, os extensionistas da Epagri Cristina Ramos Callegari e Altamiro Morais Matos Filho conversam sobre cultivo e usos de Panc com o convidado Nuno Madeira, pesquisador da Embrapa Hortaliças.
Não é preciso se inscrever para participar do curso, basta acessar o link no dia e hora marcados.
Durante o evento online será disponibilizado um formulário para ser preenchido por aqueles que tiverem interesse em receber certificado.
Nuno Madeira é agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, formado em 1994. Em 2002 tornou-se pesquisador da Embrapa Hortaliças, onde é responsável pelos trabalhos com Hortaliças Tradicionais.
Madeira também é curador e guardião das coleções de germoplasma da Embrapa de Hortaliças Panc, Mandioquinha-Salsa, Inhame e Inhame-Cará.
O que são as Pancs
As Panc não fazem parte do cotidiano alimentar da população, mas ainda são usadas tradicionalmente em determinadas regiões ou culturas.
Segundo a extensionista da Epagri, o termo “não convencionais” significa que não são produzidas e comercializadas em grande escala, fazendo com que seu cultivo e uso possam cair no esquecimento.
“Seu consumo tem diminuído em áreas rurais e urbanas e entre todas as classes sociais, resultado da globalização, da urbanização e do crescente uso de alimentos industrializados”, alerta Cristina.
A extensionista destaca que o uso dessas plantas na alimentação é amparado pelo saber popular e pesquisas científicas, porém é necessário poder identificar corretamente os vegetais, conhecer suas partes comestíveis e as formas de preparo indicadas.
Para estudar e demonstrar os benefícios das Panc para agricultores e consumidores, a Epagri desenvolve em Florianópolis o Projeto de Identificação, Cultivo e Uso de Panc.
Projeto de Identificação, Cultivo e Uso de Panc
O projeto inclui atividades de capacitação do público, como dias de campo, palestras, oficinas e visitas a agricultores que utilizam Panc.
Também são promovidas articulações para comercialização das plantas, principalmente em feiras, em cestas agroecológicas e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da participação em campanhas de educação alimentar e nutricional.
A Epagri ainda vem promovendo encontros de trocas de sementes, mudas e receitas e capacitando seus extensionistas em diversos municípios.
Outras ações da Empresa foram publicar boletim didático sobre o tema e, mais recentemente, realizar as capacitações online.
Com a pandemia, as atividades presenciais foram suspensas e a Epagri realizou em 22 de julho a primeira capacitação online em Panc. Participaram mais de 600 pessoas, de diversos estados e de todas as regiões do país.
“Saber identificar, cultivar e usar as Panc contribui com a valorização das culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes e evita que elas desapareçam do nosso cotidiano”, afirma.
“Contribui também com a conservação e uso da biodiversidade, a promoção da segurança alimentar e nutricional, a soberania alimentar e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável”, finaliza Cristina.
Serviço
- O quê: capacitação on-line sobre Panc
- Quando: 30 de setembro, quarta-feira, das 14h às 16h
- Onde: no canal de capacitações da Epagri
- Informações: Marta Correia, extensionista da Epagri, pelo e-mail [email protected] fone (48) 99912-3633
Com informações da assessoria de comunicação da Epagri.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul