Inaugurado em 1966, o Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) vem gradativamente destacando-se em uma trajetória de sucesso e conquistas. É referência em Pediatria para a região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – Amvali; em Gestação de Alto Risco para as regiões Norte e Nordeste do estado; e referência em UTI Neonatal e Pediátrica para toda Santa Catarina.

Mantém, desde 2001, o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Unicef, por incentivar o aleitamento materno.

Com 3.231 nascimentos em 2017, o HMJ é considerado referência em atendimento materno-infantil, sempre pautado no cuidado, carinho e na segurança. Neste sentido, o Hospital vem trabalhando com o auxilio da integração na Rede Cegonha, sendo um moderno modelo de atenção voltada ao nascimento e humanização.

A Maternidade Laurita Karsten Weege destaca-se pela assistência a pacientes obstétricos de média e alta complexidade, possuindo atendimento a Convênios, Particulares e SUS, trazendo conforto e qualidade, além de atendimento 24 horas. O paciente conta com ambiente amplo, onde todos os quartos possuem banheiros adaptados às suas necessidades.

Apesar de em sua essência estar sempre presente no cuidado materno-infantil, conta com estrutura física e recursos tecnológicos que permitem a realização de procedimentos nas mais diversas especialidades, como cirurgias plásticas, cardíacas e do trato gastrointestinal, entre outras, em um ambiente acolhedor e seguro.

O Centro Cirúrgico conta com oito salas cirúrgicas, sendo duas salas “inteligentes”, que possuem aparelhos de telemedicina, onde possibilitam que o profissional, até mesmo estando em outro país, visualize ao vivo a cirurgia que está sendo realizada.

Contemplando o Hospital Dia, o HMJ dispõe do Centro de Exames, um setor moderno e diferenciado, com espaço, equipamentos e exames voltados para as diversas especialidades ambulatoriais. Ainda, é possível realizar consultas e pequenos procedimentos cirúrgicos, bem como endoscopias, colonoscopias e broncoscopias.

Centro de Imagem

Pioneiro em diagnóstico por imagem, o Centro de Imagem do Hospital e Maternidade Jaraguá busca constantemente pela qualidade em seus exames, possuindo os mais modernos equipamentos, bem como, a Tomografia de 128 Canais, que está sendo utilizada desde 2016.

Através do sistema inteligente de Tomografia Computadorizada Volumétrica, combina inovações e atende os mais diversos procedimentos, como cardíacos, angiografias, de cérebro, de tórax, ortopédicos e muitos outros, possibilitando que as doses de radiação sejam reduzidas em até 70% durante o exame.

Contando com duas unidades de atendimento, o Centro de Imagem inaugurou em 1994, anexo ao Hospital, o primeiro Centro de Diagnóstico por imagem. Alguns anos depois, em 1999, nasceu o Centro de Imagem 2, localizado no centro da cidade.