Cucas de banana com nata e sem uso de glúten e lactose vencem concurso em Corupá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/08/2017 - 15:08 - Atualizada em: 21/08/2017 - 15:50

Uma das atrações da Semana da Banana deste ano e que contou com a participação expressiva de concorrentes foi o 1º Concurso de Cucas de Bananas. O evento aconteceu no sábado (19), na Praça Artur Müller, no Centro de Corupá. Participaram do evento 15 concorrentes da categoria pessoa física e sete da categoria pessoas jurídica (empresas de alimentos e panificadoras). Após o julgamento e premiação dos vencedores, o público que estava presente no concurso pode saborear as cucas.

Seis jurados com experiência em confeitaria e panificação de Joinville, Brusque, Curitiba e Jaraguá do Sul avaliaram as 22 cucas, seguindo os quesitos de avaliação aparência, sabor, riqueza dos produtos, consistência da massa, equilíbrio do recheio e criatividade da receita.

Seis jurados com experiência em confeitaria e panificação avaliaram as 22 cucas | Foto Divulgação

Dona Esther Zancanella, de 73 anos, foi vencedora da categoria pessoa física.  Além do sabor inigualável da cuca de banana com nata feita por ela, outro quesito que chamou a atenção dos juízes e do público foi a apresentação do doce de dona Esther. Ela enfeitou o prato com folhas cortadas de banana e com uma fruta tornando a cuca ainda mais bonita. “Fiquei muito feliz em ficar em primeiro lugar ainda mais concorrendo com tantas receitas”, comemorou.

Na categoria pessoa jurídica Fabiana de Azevedo, da empresa Aromen, chamou a atenção com a cuca feita sem o uso de glúten e lactose. No lugar do trigo e do leite, Fabiana colocou farinha de arroz e farinha de banana verde, óleo de girassol e a banana in natura que não poderia faltar.

Esther Zancanella e Fabiana de Azevedo (da esquerda para a direita) receberam o prêmio de melhor cuca | Foto Divulgação

Confira os classificados:

Categoria pessoa física:

1º lugar – Esther V. Zancanella – prêmio forno micro-ondas

2º lugar – Renilda Hinkeldey – prêmio forno elétrico

3º lugar – Marlene Alegri Auerbach – prêmio batedeira

Categoria pessoa jurídica:

1º lugar – Aromen Alimentos – certificado de participação

2º lugar – Bosse Alimentos – certificado de participação

3º lugar – Panificadora Thieme – certificado de participação

Avaliação

A 6ª Semana da Banana de Corupá foi aberta no dia 16 e encerra nesta segunda-feira (21). Segundo a diretora executiva da Asbanco Eliane Müller, a Semana da Banana teve uma excelente participação da população de Corupá e da região. “Estamos na sexta edição do evento que vem apresentando um crescimento cada vez maior com o passar dos anos. Além disso, neste ano tivemos novidades como o festival gastronômico que estimulou os restaurante e lanchonetes da cidade a servir pratos a base de banana e o concurso de cucas de banana que teve uma ótima participação e aceitação do público”, completa.

No domingo, estava programado o Banana Bike que também integrou a programação da Semana da Banana. Mas por causa chuva forte que caiu, apenas 60 bikers puderam participar. Uma nova data para o evento deve ser marcada e organizada pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer e a ASBCiclo de São Bento do Sul.

*Com informações da Prefeitura de Corupá