Criciúma vai oferecer dois novos tratamentos odontológicos pelo SUS

Por: OCP News Criciúma

25/01/2020 - 20:01 - Atualizada em: 25/01/2020 - 20:26

Mais dois tratamentos odontológicos serão oferecidos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro, no Centro de Especialidades Odontológicas, anexo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Próspera. Ortodontia preventiva e especialização em disfunção temporomandibular e dor orofacial são as novas especialidades ofertadas pelo Serviço de Saúde Bucal da Administração Municipal de Criciúma.

A especialização em ortodontia preventiva é uma área que vai realizar técnicas para prevenir complicações de oclusão (ato de fechar a boca) e impedir tratamentos ortodônticos fixos futuros, além de reduzir extração de dentes permanentes e até mesmo evitar cirurgias de alta complexidade para correção de mordida.

Já a especialização em disfunção temporomandibular e dor orofacial serve para orientar e tratar dores ao abrir e fechar a boca, no ato da mastigação, estalos na mandíbula e dores de cabeça frequentes que podem estar relacionadas a articulação temporomandibular, sintomas estes que afetam grande parte da população.

Conforme o coordenador de Saúde Bucal, Deivid Freitas, ambas especialidades são de grande importância e vão fazer diferença na vida dos usuários do município e na qualidade da saúde bucal. “A ortodontia preventiva que vai atender nossas crianças com má oclusão, prevenindo complicações futuras na mastigação e a disfunção temporomandibular que vai tratar e ajudar muitos pacientes, uma vez que temos algumas patologias relacionadas a ATM (articulação temporomandibular), que trazem grandes dificuldades aos pacientes devido as intensas dores e desconforto”, relatou.

Outros serviços oferecidos pelo Saúde Bucal

Além dos novos tratamentos, o Centro de Especialidades Odontológicas também oferta tratamento de canal (endodontia), tratamento gengival (periodontia), cirurgias odontológicas de alta complexidade, odontopediatria, atendimento de pessoas com deficiência e prótese dentária.

Já nas UBS, além de restaurações, profilaxia (limpeza), remoção de tártaro, extração de dentes simples, orientação de higiene bucal. Pacientes domiciliados que não podem se deslocar até uma unidade, podem receber atendimento pela equipe de saúde bucal na sua residência, por meio do consultório odontológico portátil.

Mais de mil novos sorrisos

O Saúde Bucal entregou cerca de 1.300 próteses dentárias em 2019. As próteses foram confeccionadas no Centro de Especialidades Odontológicas, ligada a Unidade de Saúde (UBS) do bairro Próspera. Para receber o procedimento é preciso passar por avaliação na UBS. Consultas podem ser marcadas nas unidades de saúde, das 8h às 17h.