A Secretaria de Saúde de Criciúma já vacinou mais de 30 mil pessoas contra a influenza, em menos de um mês. Durante a campanha de vacinação, que teve início no dia 23 de março, o município está tomando medidas específicas, visando dar maior comodidade a idosos e evitar aglomerações, por conta da Covid-19.

Os critérios inicias foram estabelecidos priorizando idosos de maior faixa etária e acamados. Durante esse processo, mais de duas mil pessoas foram vacinadas em domicílio. "Sabemos das dificuldades que muitos têm de locomoção e criamos algumas estratégias justamente para facilitar a vacinação. Isso também faz parte das medidas preventivas do combate à Covid-19", frisa o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

Além disso, a pasta também organizou vacinas com drive-thru, onde as pessoas foram de carro até pontos estratégicos, sem precisarem sair do automóvel para serem vacinadas. "Adotamos esse modo conforme a demanda de cada região. Foi uma estratégia que nos ajudou muito e que se precisarmos vamos adotar novamente", destaca a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma, Kelly Barp Zanette.

Nesta semana, o município recebeu mais de 11 mil doses e iniciou a vacinação em novas categorias. Além de dar continuidade na aplicação de vacina para idosos e pessoas com comorbidades, a Secretaria de Saúde está vacinando também militares, policiais civis, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, agentes penitenciários, conforme agendamento por parte do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma.

A exceção das novas categorias para agendamento são os caminhoneiros, que deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus bairros, levando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pacientes com comorbidades terão que apresentar um dos seguintes tipos de comprovantes: requisição médica atualizada, receituário médico comprovando medicação atualizada ou cartão de vacinação com registro de vacinas da gripe com doses de anos anteriores.

A campanha de vacinação contra a influenza será realizada até o dia 22 de maio.