Uma economia que poderá chegar à 50% nos banhos e diminuir, em até 20%, o custo da fatura de energia. Esta melhoria será proporcionada às famílias de baixa renda de Criciúma, através do programa ‘Sou Legal, Tô Ligado’.

A iniciativa é das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e vai substituir chuveiros, lâmpadas e refrigeradores antigos por equipamentos mais novos. O projeto foi apresentado ao município nesta terça-feira (15), na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

“Neste ano, nós vamos finalizar os atendimentos nos bairros que não puderam ser contemplados no ano anterior. A nossa estimativa para Criciúma é atender até 700 famílias”, explicou o gerente de negócios de Eficiência Energética da sede da Celesc, Bruno Cordeiro Clasen.

Programa vai contemplar consumidores de baixa renda

O programa vai contemplar consumidores de baixa renda, desde que sejam residenciais, urbanos, clientes da Celesc e estejam em dia com a fatura. O mapeamento dessas pessoas está sendo realizado em conjunto com a Secretaria da Assistência Social e Habitação de Criciúma.

Depois disso, a equipe da Celesc vai se dirigir até as comunidades para a realização de um diagnóstico energético. Nesta etapa, será seguido todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Bruno, os atendimentos devem iniciar na primeira semana de janeiro. Os chuveiros ineficientes serão substituídos por chuveiros com trocadores de calor, as lâmpadas, por lâmpadas de led e, as geladeiras em condições precárias, será feito um cadastro para que, posteriormente, seja feita a troca. “Nós levamos qualidade de vida para as famílias não só pela economia de energia, mas também com a consciência do uso racional”, frisou Bruno.

“Este trabalho é de extrema importância e irá beneficiar os usuários da Assistência Social”, disse a secretária municipal da Assistência Social e Habitação de Criciúma, Patrícia Vedana Marques.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp