Alunos do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC produziram um livro para divulgar, de forma alegre e descontraída, a importância das abelhas para a sociedade e para o meio ambiente.

A publicação “Abelhas – um voo com a companhia aérea mais doce do mundo” é resultado de um trabalho pedagógico lúdico na perspectiva de ecoalfabetização, que alia a alfabetização das crianças à conscientização ambiental. A obra foi publicada pela Epagri e está disponível para livre download aqui.

No livro as crianças falam da importância das abelhas, explicam sobre as características de algumas espécies, o comportamento desses insetos, como são os ciclos de vida e quais os produtos gerados pelas abelhas, como a geleia real, o mel, a cera e a própolis. O conteúdo foi definido pelos pequenos escritores com assessoria técnica da bióloga Marcia Regina Faita, e os desenhos foram produzidos pela aluna do 8º ano Isadora Shah da Silva, em parceria com a mãe Jaymini.

"Cheiro Verde"

A publicação é um dos produtos do projeto “Cheiro Verde no Quintal da Escola”, coordenado pela professora Mariza Konradt de Campos, que buscou as abelhas como tema para desenvolver o trabalho com as crianças em uma turma em 2018.

No livro, as crianças falam da importância das abelhas | Foto Divulgação

 

Segundo o coordenador de estudos apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha, o livro, além de estimular o interesse das crianças pela ciência, tornou-se uma fonte de inspiração que a Epagri faz questão de apoiar. ”Com certeza esse trabalho pode ser uma fonte de estimulo e motivação para outras escolas utilizarem as abelhas para conscientização ambiental. Nossa Empresa dispõe de meliponário didático e pode ser parceira dessas unidades de ensino”, afirma Rodrigo.

Parceria com a Epagri

A Epagri colaborou disponibilizando informações técnicas para a professora conduzir as pesquisas, fazendo os ajustes necessários no texto e nas ilustrações, organizando o leiaute da publicação e providenciando a impressão.

A tiragem foi de cinco mil exemplares, com recursos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Rural. Parte dos livros ficarão no Biblioteca Central da UFSC e os demais serão distribuídos às crianças, aos parceiros do projeto e aos extensionistas sociais e técnicos da Epagri que atuam com educação ambiental, apicultura e meliponicultura.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp