Alunos de CEI de Joinville idealizam e criam campinho de futebol

Foto: Prefeitura de Joinville.

Por: Thomas Madrigano

30/06/2022 - 16:06 - Atualizada em: 30/06/2022 - 16:52

O incentivo ao protagonismo infantil faz parte do dia a dia de Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Joinville. No CEI Antônio Bruhmuller, no bairro João Costa, essa prática gerou um campo de futebol bem do jeito que Daniel Bernardo da Maia sonhou.

O menino tem apenas três anos mas, a partir de sua provocação, a unidade de educação infantil se movimentou para criar o espaço para os jogos de futebol das crianças. Ele foi inaugurado nesta quarta-feira (29), com a presença dos jogadores Daniel Ferreira da Cruz e Luis Fernando Saydel, o Xuxa, do JEC/Krona Futsal.

 

 

“Eu estava fazendo atividades com as crianças para recuperar as perdas no desenvolvimento motor causadas pela pandemia e pelo isolamento social. Eles demonstraram muito interesse no futebol e quis incentivar isso, mostrando a eles desenhos e levantando quais conhecimentos eles tinham sobre esse esporte. Foi quando o Daniel questionou: ‘professor, mas como vamos jogar se não temos um campo de futebol?’”, conta o professor de educação física, Maykon Caldeira.

A demanda de Daniel foi atendida e o professor começou o processo para transformar um espaço de gramado do CEI em campinho – tudo isso engajando as crianças, mesmo que elas tenham apenas três e quatro anos. As turmas de maternal participaram da conversa com a diretora para solicitar o campo de futebol, escolheram o local ideal, demarcaram o campo e plantaram a grama.

Nesta quarta-feira, este movimento levou à comemoração dessa realização, com a presença dos familiares. Os jogadores do JEC/Krona Futsal inauguraram com um “jogo festivo” com os pequenos e deixaram seus autógrafos registrados em um azulejo do CEI, como forma de marcar a data em que as crianças viveram sua primeira grande conquista.