Criança diagnosticada com nanismo raro cresceu apenas 60 centímetros nos EUA

Foto: Reprodução Daily Mail

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

15/06/2021 - 09:06 - Atualizada em: 16/06/2021 - 09:52

Abigail Lee, de apenas 2 anos, foi diagnosticada com um tipo raro de nanismo, chamado de Nanismo Osteodisplásico Microcefálico Primordial Tipo II, um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento.

A mãe, Emily Lee, de 25 anos, conta que foi avisada pela primeira vez de que a filha não estava crescendo corretamente enquanto ainda estava grávida. Quando Abigail nasceu, ela pesava apenas 900 gramas. Atualmente ela está com 3 quilos.

” Abigail cresce dois gramas por dia, então ela ainda pesará 3 quilos no seu próximo aniversário”, disse a mãe. “Ela só entra em roupas de recém-nascidos. Eu não sei o que vou fazer quando ela tiver idade suficiente para dizer que não quer usar mais esses macacões.”, desabafa Emily.

Emily conta que o melhor amigo também tem um filho de dois anos e a diferença entre as duas crianças é impossível de não ser notada.

“Meu melhor amigo tem um filho de dois anos e vê-los um ao lado do outro é alucinante”, disse.

Abigail cresceu apenas 60 centímetros e tem dificuldades em brincar com os brinquedos, que geralmente são maiores que ela.

“Brinquedos para crianças da idade dela são gigantes ao seu lado. Ela tem uma mesa e cadeiras para as Barbie, nas quais ela consegue sentar facilmente,” disse Emily.

Foto: Reprodução Daily Mail

Foto: Reprodução Daily Mail

Foto: Reprodução Daily Mail

Segundo a mãe, Abigail é uma criança saudável, porém ela nasceu com os quadris deslocados e por conta disso não anda, só engatinha.

“Ela é saudável, mas tem complicações porque nasceu com os quadris deslocados e não consegue andar, mas engatinha e vai para a terapia. Ela come igual uma criança normal, mas tem muitas coisas que uma criança de dois anos normal faz que ela não consegue por conta do tamanho,” diz a mãe.

Além disso, Abigail não consegue enxergar direito e por conta do tamanho e os pais estão tendo dificuldades para encontrar o tipo certo de óculos para a filha.

Diagnóstico

Abigail foi diagnosticada oito semanas depois que nasceu. Os médicos avisaram a família que a criança não estava crescendo como deveria.

“Quando eu estava grávida, ela sempre estava três semanas atrasada no seu desenvolvimento”, lembra a mãe.

Foto: Reprodução Daily Mail

Ela nasceu de 36 semanas de cesariana, se alimentava e respirava bem, porém, por ser muito pequena precisou ir direto para a UTI. Os pais contam que quando souberam do diagnóstico da filha, foi um grande susto, pois ambos nunca tinham ouvido falar sobre esse tipo de condição.

Para Emily, foi muito difícil no começo, ela não sabia o que fazer para ajudar a filha. A mãe passou meses procurando alguém que tivesse passado pelo mesmo e pudesse ajudar de alguma forma.

“No dia em que ela foi diagnosticada, eu simplesmente sentei no meu carro no estacionamento do hospital e chorei por duas horas porque não sabia o que estava fazendo”, lembra Emily.

Abigail tem uma irmã mais velha, Samantha, de quatro anos. A menina entende que os pais precisam dar uma atenção extra para a irmã mais nova e ela tenta ajudar como pode.

“É difícil equilibrar uma criança com necessidades especiais e uma criança sem, porque Samantha sabe que sua irmã precisa de mais ajuda […] Samantha é uma estrela do rock absoluta, ela se envolve em toda a terapia e ela é muito protetora.”

Foto: Reprodução Daily Mail

Foto: Reprodução Daily Mail