Cresce o número de animais abandonados em Jaraguá do Sul e situação dos bichinhos é de partir o coração

Resumo da notícia:

  • Pela região, cães e gatos começam a ser abandonados em outubro e novembro
  • Cai a oferta de doações para os grupos de proteção e lares temporários
  • Em Jaraguá do Sul, situação é preocupante e só deve melhorar após o Carnaval

 

A triste realidade do abandono ronda os animais (que deveriam ser) de estimação com mais intensidade todos os anos em Jaraguá do Sul e região, a partir de outubro e novembro.

Mas, engana-se quem acredita que com a virada do ano o problema está perto do fim, porque, segundo os grupos de proteção animal, as famílias costumam se desfazer dos bichinhos pelo menos até o Carnaval.

Esse ato maldoso, que choca quem ama, respeita e jamais abandonaria seu amigo pet, leva a protetora de Schroeder Rute Feliciano, a Rutinha, às lágrimas.

“Esse sempre é o nosso maior medo, a nossa maior preocupação de final de ano. Eu até nem gosto que vá chegando novembro. É uma época em que as adoções caem e o abandono aumenta, e também cai a doação de ração”, revela.

Para ultrapassar o período difícil, Rutinha e os apoiadores da causa animal no município fizeram alguns eventos de arrecadação.

Grupo de protetoras em evento de arrecadação

Protetora de Schroeder conta com arrecadações em eventos para manter animais resgatados | Foto Divulgação/Arquivo Pessoal

Gincanas escolares e o Pedal da Mari auxiliaram com a doação de aproximadamente 300 quilos de ração.

“Como protetora, a parte que me deixa feliz é que algumas pessoas já estão conscientes de que é melhor não adotar agora se não tem condições de pagar hotel ou deixar com um parente para poder viajar”, destaca.

Por todo o trabalho que vem desenvolvendo e pelas ocorrências que chegam até ela, Rutinha acredita que o abandono nessa época aumenta mais de 50%.

Situação preocupante em Jaraguá

Cão dorme na calçada

Ao sair em férias, muitas famílias acabam abandonando animais | Foto Arquivo OCP News

Estamos em pânico! Esse ano o abandono já se intensificou em outubro. No momento estamos com 55 resgatados.” A declaração é da voluntária Kelly Puccini, membro da Gang dos Patinhas Poverellos.

Ela destaca que, além desses mais de 50 cães e gatos resgatados, o grupo de proteção está tentando ajudar e dar suporte a outros casos que envolvem mais 40 animais.

Segundo a voluntária, são situações onde a Gang compartilha a responsabilidade com a comunidade, doando ração, vacinas, castrando e fazendo a doação de todos com acompanhamento.

Os casos envolvem mães com ninhadas de 3 a 6 filhotes, acolhidos em diversos pontos da cidade.

Gata e filhotes

Gata acolhida pela Bigodes e Ronrons (E) foi queimada e abandonada. Ninhadas também costumam ser jogadas na rua | Foto Divulgação/Bigodes e Ronrons

Apesar de estarem sempre trabalhando para arrecadar fundos e proporcionar dignidade aos animais errantes, a Gang dos Patinhas acumula R$ 30 mil em dívidas no hospital veterinário.

Portanto, conta com a ajuda dos jaraguaenses para poder acolher os animais descartados ao longo do período de festas e férias.

Abandono em dobro

A voluntária da ONG Bigodes & Ronrons, Francyne Stinghen, é taxativa ao afirmar que o número de abandono dobra nessa época. Ela explica que as gatas entram mais no cio durante o verão e as pessoas vão descartando os filhotes, muitas vezes junto com a mãe.

Nesse período, os grupos de proteção também não contam com muitos lares temporários. Assim, as protetoras acumulam muitos animais.

“No ano passado, cheguei a abrigar 40 gatos na minha casa. Acabei ficando doente. E quando há muito animais no mesmo local, o perigo do contágio de alguma doença que um traga é enorme”, ressalta.

De acordo com ela, os casos se “normalizam” somente após o Carnaval.

Ajude os grupos de proteção

Protetoras com cão e gato

Protetoras realizam enorme trabalho para manter, cuidar e castrar animais | Foto Divulgação/Arquivo Pessoal

Você pode auxiliar esse trabalho da seguinte forma:

  • Doando valores de diárias para hospedagem dos animais;
  • Apadrinhando vacinas e castração dos resgatados;
  • Oferecendo lar temporário;
  • Colaborando com rifas e eventos;
  • Ajudando por meio do pagamento de boletos a reduzir a dívida em hospitais e clínicas veterinárias.

Faça contato

  • Rutinha Protetora Pet – 9 8857-0771 (Schroeder)
  • Gang dos Patinhas – 9 9791-8248 (Jaraguá do Sul)
  • Bigodes & Ronrons – 9 9995-1925 (Jaraguá do Sul)
  • Ajapra – 9 8874-9920 (Jaraguá do Sul)
  • LarSinguLar – 9 9614-5777 (Jaraguá do Sul)

Feira de adoção

Neste sábado (7), haverá Feira de Adoção de cães e gatos em Jaraguá do Sul.

O evento acontece em dois endereços: na Pet Shop Anjo de 4 Patas, na rua Padre Alberto Romuald Jakobs nº 299, no bairro Vila Lenzi, das 9h às 13h, e na Escola Waldemar Schmitz, na rua Ângelo Beneta nº 210, das 13h30 às 16h.

Você pode ajudar doando ração e produtos pet.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger