Tem dúvidas sobre a Covid-19? Fale com a Laura, a assistente virtual que a Prefeitura de Palhoça “contratou” para auxiliar os palhocenses. O sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela startup Laura, de Curitiba, foi disponibilizado para a Prefeitura por meio de uma parceria com a Unimed Grande Florianópolis.

A partir de uma plataforma totalmente online, acessível por celular, tablet ou computador, moradores da cidade poderão tirar dúvidas sobre o coronavírus e passar por uma triagem virtual inteligente, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde.

O serviço também permite prever com antecipação a demanda por Covid-19 e os testes a serem realizados, de modo a identificar quantos e quais pacientes vão precisar de atendimento e se há sinais de gravidade nas informações relatadas.

Todos os dados inseridos no sistema serão de propriedade dos municípios, permitindo aos gestores, pelas informações obtidas, trabalhar com planejamento e otimização de recursos, enquanto a população é atendida de forma segura, sem sair de casa.

Como funciona

Ao acessar o site , os moradores serão atendidos pelo sistema de inteligência artificial e responderão a um questionário para a triagem de casos.

No canto inferior direito do site, o usuário encontra uma caixa de diálogo com a frase: “Perguntas sobre o coronavírus?”. É ali que o cidadão poderá falar com a Laura. Ele pode optar por tirar dúvidas ou informar sintomas. Durante o processo de triagem, o usuário é convidado a preencher um formulário com dados pessoais e com a descrição de sintomas, e também pode informar se pertence a algum grupo de risco ou se possui alguma comorbidade, por exemplo. Após o preenchimento das informações, a assistente faz recomendações, de acordo com os dados informados, e avalia o risco de doença pelo novo coronavírus.

Os moradores identificados com sintomas da Covid-19 (a identificação é feita com artifícios da tecnologia cognitiva e processamento de linguagem natural) serão encaminhados às unidades de atendimento do município. Na outra ponta, a equipe que faz a gestão dos casos conseguirá mapear, por uma plataforma de previsão, os pacientes monitorados, a evolução de cada quadro e quais precisarão receber atendimento com prioridade.

Para as situações classificadas como “não críticas”, o morador receberá mensagem, via WhatsApp, com orientações de prevenção e acompanhamento do quadro de saúde pelos 14 dias seguintes, até ser descartada a infecção pelo coronavírus ou identificada a necessidade de atendimento médico.

Outras ações

 

O site que hospeda a assistente virtual também traz outras opções de interação.

 

  • Painel de Casos de Covid-19 - Criado pela Prefeitura de Palhoça, disponibiliza informações sobre os casos confirmados, ativos e recuperados, classificados por bairro e faixa etária, além de outros dados.
  • Guia do Isolamento Social – Contém informações para auxiliar o paciente diagnosticado com a Covid-19 a evitar a propagação do vírus no ambiente domiciliar.
  • Mapa do Risco Potencial da Covid-19 – O mapa foi desenvolvido pelo Governo do Estado para monitorar a situação da doença nas 16 regiões de Santa Catarina e propor ações para conter a disseminação da Covid-19, de forma conjunta.
  • Formulário de Investigação de Casos Positivos – O formulário é voltado para pacientes que realizaram o teste PCR e tiveram resultado positivo. Cada paciente será orientado via WhatsApp, e depois, direcionado para o formulário no site (a intenção é dar autenticidade à mensagem, confirmando que é a Prefeitura que está solicitando as informações).

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul