A prefeitura de Cocal do Sul iniciou a testagem da população em larga escala. Através da secretaria de Saúde, que fez a compra via Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC), foram adquiridos cinco mil testes rápido de Covid-19 (Sarcovi 2).

O primeiro bairro foi o Jardim Elizabeth, onde das 40 pessoas sorteadas para fazer o teste, 13 confirmaram presença, mas só sete compareceram. Todos foram negativos. Na quinta à tarde e na sexta-feira (03 e 04) pessoas dos bairros Centro, Guanabara e Horizonte serão sorteadas para testagem, que será realizada na Escola Demétrio Bettiol. Os sorteios serão feitos por microrregião e as pessoas serão comunicadas por telefone, para averiguar a disponibilidade.

Segundo a secretaria de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, os kits de testagem adquiridos acusam se a pessoas está com a doença, ou se a pessoa já adquiriu a doença e está curada.

Testados até o momento

Até o momento, o município de Cocal do Sul já testou 1209, sendo 920 pessoas com testes rápidos e 289 com testes tipo PCR. Foram 304 casos confirmados, onde 265 já estão curados; 25 em tratamento, sendo 23 em domicílio e dois internados em UTI, e 14 óbitos.

Centro de Triagem

Paralelo aos testes feitos nos bairros, o Centro de Triagem continuará atendendo e testando a população que estiver sentido sintomas e a necessidade de atendimento médico. Segundo a Secretária de saúde, lá as testagens são feitas mediante indicação médica.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul