Nesta terça-feira (11), Blumenau receberá um lote com 4.600 doses da vacina contra o coronavírus produzida pela Pfizer. Até então, a cidade só havia sido contemplada com doses da CoronaVac e da AstraZeneca.

A remessa com 39.780 doses do imunizante chegou na noite desta segunda-feira (10), em Florianópolis. Além de Blumenau, outros quatro municípios catarinenses vão receber a vacina da Pfizer: Florianópolis (10.530 doses), São José (7.020), Joinville (4.600) e Tubarão (4.600). Essas cidades foram treinadas e possuem estrutura física de parceiros, como universidades e laboratórios privados, para fazer o armazenamento adequado.

 

“O resultado da distribuição do primeiro lote desta vacina somente para Florianópolis e São José foi bem positivo e conseguimos avaliar de perto o manejo necessário para a conservação da temperatura. Por isso, decidimos ampliar a distribuição para outros municípios que já estão aptos para receber esse imunizante”, assinalou o diretor de Vigilância Epidemiológica do Estado, João Augusto Brancher Fuck.

 

A vacina produzida pelo laboratório Pfizer chegou a Santa Catarina a uma temperatura de -20ºC. Nessa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Antes da aplicação, as doses devem ficar a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de até cinco dias.

As vacinas servirão para dar continuidade à imunização das pessoas com comorbidades, com a aplicação da primeira dose. A segunda dose deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas após a primeira.

As outras 8.430 doses serão distribuídas para outros municípios que possuam estrutura para armazenamento e equipes capacitadas para administrar os imunizantes.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.