A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma iniciou nesta segunda-feira (30) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes. A ampliação da imunização segue nota técnica do Ministério da Saúde e as vacinas já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina.

"A aplicação desta dose de reforço pode ser feita após um intervalo de quatro meses após o recebimento da segunda dose. Imunização que é importante para manter baixos os índices da doença e evitar casos de maior gravidade", reforçou o secretário de Saúde do Município, Arleu da Silveira.

Com a ampliação, adolescentes de 12 a 17 anos já podem receber a terceira dose, desde que respeitando o intervalo.

"Para saber se já está na hora de receber uma nova dose, basta acessar a calculadora do portal Minha Vacina", explicou o secretário. A plataforma pode ser acessada aqui.

O gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, ressalta que o reforço da imunização é essencial no enfrentamento ao vírus.

"Sabemos que, a partir de quatro meses, o efeito do imunizante tende a diminuir, reduzindo mais significativamente a partir de cinco meses. Por isso, para mantermos o cenário estável, e seguir com a redução no número de casos e internações, as pessoas devem continuar procurando os postos para se imunizar", destacou.

Para se vacinar, o adolescente precisa ir até uma unidade, acompanhado de um responsável, e apresentar cartão nacional do SUS.