Nesta quinta-feira (10), Blumenau registrou uma importante marca no combate ao coronavírus. A cidade atingiu o menor número de pessoas com a doença ativa após 102 dias.

Segundo monitoramento da Prefeitura, 338 pacientes estão em processo de tratamento, dos quais 302 encontram-se em isolamento domiciliar e outros 36 são assistidos em hospitais.

O município não alcançava um estágio similar desde o dia 31 de maio, quando havia 332 casos ativos. Na época, Blumenau contabilizava 786 diagnósticos positivos da Covid-19, com quatro óbitos e uma taxa de 57% de pacientes reabilitados. Atualmente, são 12.270 casos confirmados, com 138 mortes e uma taxa de 96% de recuperados.

A diminuição da curva de contágio vem aliviando, gradativamente, a pressão sobre a estrutura hospitalar da cidade. Neste momento, dos 94 leitos de UTI para tratamento avançado do vírus, 30 estão ocupados - é o menor patamar desde o dia 5 de julho, quando 15 leitos de terapia intensiva abrigavam pacientes com a doença.

Apesar disso, há receio de que ocorra uma segunda onda de contaminações em Blumenau, a exemplo do que tem sido registrado em países europeus. Por isso, a Prefeitura alerta que as medidas de prevenção à Covid-19 precisam ser mantidas, entre elas o uso das máscaras, distanciamento social e higienização frequente das mãos.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul