O Alô Saúde Floripa, serviço de telemedicina da Prefeitura de Florianópolis, está realizando agendamento para testes de Covid-19, e atestados para afastamento no momento das ligações para o serviço. Nos últimos 20 dias foram 2067 pessoas atendidas por sintomas respiratórios, e cerca de 100 pessoas atendidas diariamente que se encaixavam como casos suspeitos da doença.

A equipe de profissionais do Alô Saúde faz o atendimento de casos suspeitos de covid-19, além de encaminhamentos quando necessário para consultas presenciais.

A medida faz com que os casos mais graves sejam atendidos rapidamente nos locais de atendimento presencial, o que facilita o desafogamento das equipes de saúde da família e das UPAs. Nesses locais, os casos moderados e graves podem ser atendidos presencialmente, enquanto os casos leves podem ter atendimento rápido com agendamento de testagem e fornecimento de atestados, tudo pelo telefone.

O serviço Alô Saúde Floripa foi lançado em março de 2020 e se tornou um importante aliado no combate à pandemia na Capital. A telemedicina de Florianópolis serviu de modelo para todo País, inclusive para o Ministério da Saúde, que possui um sistema semelhante de atendimento por telefone.